Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10470
Tipo: masterThesis
Título: Novos processos de realização e circulação no longa-metragem brasileiro Castanha
Autor(es): Reque, Cristiane Scheffer
Orientador: Gerbase, Carlos
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: CINEMA - BRASIL
AUDIOVISUAIS - PRODUÇÃO
CINEMATOGRAFIA
Resumen: Esta dissertação estuda o mercado audiovisual brasileiro de 2012 a 2015, a partir de relações estabelecidas entre diferentes formas de realização e circulação de filmes nacionais. Tomando como objeto principal o processo para realização da obra Castanha (Davi Pretto, RS, 2014), a proposta é analisar cada uma de suas fases ao lado de outro filme contemporâneo, porém com características originárias diversas tais como experiência do diretor, dimensão do orçamento, construção do roteiro e localização regional no Brasil. As referências seguem diretrizes a partir do método da tríade (BARONE, 2009), que define o ambiente audiovisual através de suas principais atividades: produção, distribuição e exibição. A construção da análise ocorre a partir da perspectiva do fato cinematográfico (COHEN-SÉAT, 1946; METZ, 1980), observando aspectos relacionados ao que acontece antes, durante e depois do filme, de seu encontro com o público. O objetivo principal é observar elementos da produção de Castanha junto à produção do filme Flores raras (Bruno Barreto, RJ, 2013), seu trabalho de distribuição junto ao de Febre do rato (Cláudio Assis, PE, 2012), e sua exibição alinhada ao percurso realizado por Que horas ela volta? (Anna Muylaert, SP, 2015), e desta análise perceber assimetrias e semelhanças na realização e circulação de longas-metragens nacionais recentes. Com base em dados fornecidos através da Ancine e Filme B, é possível lançar um olhar além dos números do mercado, questionando a validade dos rankings de bilheteria como único parâmetro para verificar o sucesso de um filme.O trabalho traz conceitos de autores que variam da cauda longa de Chris Anderson à realidade latino-americana de Canclini e Martín-Barbero, passando pelos estudos do mercado brasileiro a partir de Butcher, Gatti, Chalupe, Régio, além do próprio Barone. Por fim, esta dissertação traz elementos que contribuem para a discussão sobre a trajetória dos filmes brasileiros com viés de nicho, tanto nas tradicionais salas de cinema como além destas telas.
This dissertation studies the Brazilian audiovisual marketplace between 2012 and 2015 based on the relationship between different modes of production and distribution of domestic films. The main focus is on the production process behind the film Castanha (Davi Pretto, Rio Grande do Sul, 2014), analyzing each phase of production by comparing it to another contemporary film with different characteristics, such as the director's experience, budget size, screenplay development, and its regional location within Brazil. The references follow the guidelines of the triad method (BARONE, 2009), which defines the audiovisual field through its three main activities: production, distribution and exhibition. The analysis is constructed through the perspective of the cinematic fact (COHEN-SÉAT, 1946; METZ, 1980), considering aspects related to what happened before, during and after the film and its encounter with the public. The main objective is to look at certain production aspects of Castanha in comparison to the production of the film Reaching for the moon (Bruno Barreto, Rio de Janeiro, 2013), its distribution in comparison to Rat Fever (Cláudio Assis, Pernambuco, 2012), and its exhibition in comparison to the path taken by The second mother (Anna Muylaert, São Paulo, 2015), and through this analysis noting asymmetries and similarities in the production and distribution of recent domestic feature films.Based on data made available by Ancine and Filme B, it is possible to look beyond the market figures, questioning the validity of box office rankings as the only parameter for measuring a film’s success. This study considers concepts that vary from Chris Anderson’s long tail to the Latin American scenario of Canclini and Martín-Barbero, including studies of the Brazilian marketplace by Butcher, Gatti, Chalupe, Régio, as well as Barone. Finally, this dissertation offers elements that contribute to the discussion around the exhibition paths taken by Brazilian films with niche qualities, both in traditional movie theaters and outside of them.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10470
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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