Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10947
Type: doctoralThesis
Title: Da imagem nascente à imagem consagrada: a construção da imagem do gaúcho pelos pincéis de Cesáreo Bernaldo de Quirós, Pedro Figari e Pedro Weingärtner
Author(s): Oliveira, Luciana da Costa
Advisor: Kern, Maria Lúcia Bastos
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2017
Keywords: PINTURA - BRASIL
GAÚCHO - HISTÓRIA
ARTE - HISTÓRIA
HISTÓRIA
Abstract: A presente tese de doutorado tem como objetivo central analisar a forma com a qual a imagem do gaucho e do gaúcho foi construída e consagrada na pintura argentina, uruguaia e brasileira do século XX, especialmente na pintura de Cesáreo Bernaldo de Quirós (1879- 1968), Pedro Figari (1861-1938) e Pedro Weingärtner (1853-1929). Nesse sentido, partindo de questões teórico-metodológicas que percebem não apenas os diálogos que as imagens travam entre si, mas, sobretudo, seus encadeamentos temporais e mnêmicos, objetivou-se, também, estabelecer uma relação entre a obra que celebrou o gaucho e o gaúcho no século XX junto das que lhe antecederam. Assim conjugando a imagem nascente dos séculos XVIII e XIX junto daquela que foi consagrada no XX, pretendeu-se, pois, definir os diversos e múltiplos fios que, entrelaçados, produziram uma ampla e complexa rede de significações no entorno da imagem do gaucho e do gaúcho. Esses mesmos fios, tramados por tempos e memórias, por anseios e desejos, afora particularizar a imagem do homem do pampa, igualmente descortina seus usos e suas funções.
The main objective of this doctoral thesis is to analyze the way in which the image of the gaucho and the gaúcho was constructed and consecrated in the Argentine, Uruguayan and Brazilian painting of the 20th century, especially in the painting by Cesáreo Bernaldo de Quirós (1879-1968), Pedro Figari (1861-1938) and Pedro Weingärtner (1853-1929). In this perspective, starting from theoretical-methodological issues that include not only the dialogues that the images interlock, but, especially, their temporal and mnemic links, it was also aimed to establish a relation between the work that celebrated the gaucho and the gaúcho in the twentieth century with those that preceded it. Thus combining the nascent image of the eighteenth and nineteenth centuries with that which was consecrated in the twentieth century, it was intended to define the diverse and multiple threads that, intertwined, produced a wide and complex network of meanings around the image of the gaucho and the gaúcho. These same threads, woven by times and memories, by yearnings and desires, besides particularizing the image of the man from the pampa, also reveals their uses and their functions.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10947
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