Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10964
Tipo: doctoralThesis
Título: Uma avaliação empírica sobre a aprendizagem colaborativa em Coding Dojo Randori no contexto de desenvolvimento de software
Autor(es): Estácio, Bernardo José da Silva
Orientador: Prikladnicki, Rafael
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: ENGENHARIA DE SOFTWARE
PROGRAMAÇÃO (COMPUTADORES)
INFORMÁTICA
Resumen: O desenvolvimento de software tem se tornado cada vez mais uma atividade que necessita de um esforço social e colaborativo. Neste cenário, não há apenas a necessidade de desenvolver competências técnicas, mas também de saber trabalhar em equipe. As práticas de codificação colaborativa representam uma importante ferramenta de aprendizagem colaborativa e treinamento entre desenvolvedores. O Coding Dojo Randori (CDR) é uma prática de codificação colaborativa que tem sido adotada de forma crescente na indústria de software e seu principal propósito é a aprendizagem colaborativa. Esta tese tem por objetivo avaliar a aprendizagem colaborativa em CDR. A metodologia de pesquisa foi estruturada em três etapas: Exploratória, Avaliação e Consolidação. Na primeira etapa, realizou-se a caracterização do estado da arte de práticas de codificação colaborativa, assim como a execução de dois estudos de viabilidade de CDR. Na segunda etapa foram conduzidos estudos observacionais e estudos de caso, onde se pôde avaliar com mais ênfase a aprendizagem colaborativa em CDR. A última etapa consolidou os resultados por meio da concepção de um conjunto de diretrizes para apoiar a adoção de CDR com foco na aprendizagem colaborativa. A metodologia de pesquisa deste trabalho possibilitou uma avaliação extensiva de CDR, e a identificação de abordagens que podem ser utilizadas para avaliar a aprendizagem colaborativa em CDR. Os resultados apresentaram uma percepção positiva dos participantes em relação a prática, assim como um entendimento de níveis de colaboração que podem contribuir para a aprendizagem colaborativa.
Software development has become increasingly an activity that requires a social and collaborative effort. In this context, there is not only a need to develop technical skills but also to know how to develop teamwork skills. Collaborative programming practices are important tools for collaborative learning and training among software developers. The Coding Randori Dojo (CRD) is a collaborative coding practice that has been increasingly adopted in the software industry, and its main purpose is to provide collaborative learning. The goal of this dissertation is to evaluate collaborative learning in CRD. The methodology is structured in three stages: Exploratory, Evaluation and, Consolidation. In the first stage, a characterization of collaborative coding practices was performed, as well as an execution of two feasibility studies. In the second stage, we conducted observational studies and case studies, where collaborative learning has been evaluated with more emphasis. The last stage consolidated the results by the conception of a set of guidelines. The research methodology of this dissertation leads to an extensive evaluation of CRD, and the identification of approaches that can be used to evaluate collaborative learning during the practice. The findings present benefits perceived by the participants regarding CRD, as well an understanding of collaboration levels that can contribute to the collaborative learning.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10964
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