Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Harres, João Batista Siqueira | |
dc.contributor.author | Barcellos, Guy Barros | |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T11:01:51Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T11:01:51Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/10986 | - |
dc.description.abstract | Esta tese trata da expressão poética e literária, entremeada por reflexões filosóficas e pedagógicas, sobre os processos de assujeitamento e as subjetivações de um professor na escola pública durante dois anos letivos de experiência como docente de Seminários Integrados e Projetos. No texto, influenciado por filósofos como Giordano Bruno, Bachelard, Cioran, Feyerabend e Nietzsche e poetas como Dante Alighieri, Tristan Tzara, Fernando Pessoa e Judith Cortesão, são elaboradas construções textuais em verso, prosa poética e aquarela. São expressos os tensionamentos sofridos pelo autor, que também foi o sujeito da pesquisa, no decurso da vivência que causou profundas modificações no seu ser/fazer docente e redefinições epistemológicas. É um texto sagrado ao devaneio, veículo da significação de elementos da memória como objeto de estudo para alargamentos poéticos e literários sobre o ensino em uma perspectiva pluralista e transgressora. Os contrastes de claro e escuro permitem dimensionar o relevo e descrever a topologia dos (des)caminhos de um professor que, entre ciência e arte, escolhe ambas. Trata-se de um texto noturno, porém capaz de lançar luz sobre nós górdios da Educação através da lucidez que somente a loucura é capaz de forjar. | pt_BR |
dc.description.abstract | | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | EDUCAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOS | pt_BR |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
dc.subject | DIDÁTICA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | 400 dias: subjetivações, assujeitamentos e devaneios ontológicos de um professor na escola pública | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|