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https://hdl.handle.net/10923/10986
Tipo: | doctoralThesis |
Título: | 400 dias: subjetivações, assujeitamentos e devaneios ontológicos de um professor na escola pública |
Autor(es): | Barcellos, Guy Barros |
Orientador: | Harres, João Batista Siqueira |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Data de Publicação: | 2017 |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOS PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL DIDÁTICA EDUCAÇÃO |
Resumo: | Esta tese trata da expressão poética e literária, entremeada por reflexões filosóficas e pedagógicas, sobre os processos de assujeitamento e as subjetivações de um professor na escola pública durante dois anos letivos de experiência como docente de Seminários Integrados e Projetos. No texto, influenciado por filósofos como Giordano Bruno, Bachelard, Cioran, Feyerabend e Nietzsche e poetas como Dante Alighieri, Tristan Tzara, Fernando Pessoa e Judith Cortesão, são elaboradas construções textuais em verso, prosa poética e aquarela. São expressos os tensionamentos sofridos pelo autor, que também foi o sujeito da pesquisa, no decurso da vivência que causou profundas modificações no seu ser/fazer docente e redefinições epistemológicas. É um texto sagrado ao devaneio, veículo da significação de elementos da memória como objeto de estudo para alargamentos poéticos e literários sobre o ensino em uma perspectiva pluralista e transgressora. Os contrastes de claro e escuro permitem dimensionar o relevo e descrever a topologia dos (des)caminhos de um professor que, entre ciência e arte, escolhe ambas. Trata-se de um texto noturno, porém capaz de lançar luz sobre nós górdios da Educação através da lucidez que somente a loucura é capaz de forjar.
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URI: | http://hdl.handle.net/10923/10986 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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