Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11084
Tipo: masterThesis
Título: “A mentira do ângulo mais verdadeiro”: a crise da intelectualidade artística brasileira representada no filme Brasil ano 2000 (1968), de Walter Lima Júnior
Autor(es): Mello, Raphael Martins de
Orientador: Monteiro, Charles
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: HISTÓRIA E CINEMA
INTELECTUAIS - BRASIL
BRASIL - HISTÓRIA
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a representação do intelectual brasileiro contida no longa Brasil ano 2000 (1968), de Walter Lima Júnior. Ligado, sobretudo, às produções O desafio (Paulo César Saraceni, 1965) e Terra em transe (Glauber Rocha, 1967), Brasil ano 2000 (1968) foi a resposta elaborada por Walter Lima Júnior para denunciar o golpe de abril de 1964 e a mudança política que dele decorreu – um contexto que serviu de élan para todo um processo de elaboração artística, sobre esse episódio simbólico e complexo. De fato, Brasil ano 2000 (1968) se posicionou contra o regime, mas também contra as formas mais convencionais de ativismo político da época, então ligadas ao nacional-popular. Entre os questionamentos, a auto-representação feita por seus interlocutores – os intelectuais de matriz nacionalista – frente aos rumos da história, e dos papeis que deveriam ocupar durante o processo.
The objective is this work is to analyze the Brazilian intellectual representation in the movie Brasil ano 2000 (1968), by Walter Lima Júnior. Connected mainly to the works O desafio (Paulo César, 1965) and Terra em transe (Glauber Rocha, 1967), Brasil ano 2000 (1968) was the answer elaborated by Walter Lima Júnior to denounce April 1964s cue and the political change that came from it – a context that worked as élan to a whole process of artistic elaboration about this symbolic and complex episode. As a matter of fact, Brasil another 2000 took a stand not only against the regime, but also against all more conventional forms of the time's political activism, connect, then, to the national-popular movement. Among the questions, the self-representation made by it’s interlocutors – the intellectuals of a nationalist matrix – facing History's path and the roles they should occupy during the process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11084
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000487913-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,72 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.