Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/11099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPassos, Marie-Hélène Paret-
dc.contributor.authorVoss, Nadja da Silva-
dc.date.accessioned2018-02-09T11:01:25Z-
dc.date.available2018-02-09T11:01:25Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/11099-
dc.description.abstractEste ensaio, segundo volume da tese, traz a análise dos documentos de processo da novela Dentro, de autoria própria. Uma novela híbrida entre literatura e artes visuais, inscrita na Libertura, movimento polonês onde a integralidade do livro é fundamental. Não é mais papel do autor apenas o texto literário, mas sim todas as questões acerca do objeto livro. Na Liberatura, imagens, tipografia, capa, formas de encadernação, etc., possuem tanta significação autoral quanto o linguístico e, por tal, devem ficar a encargo do autor. Este ensaio traz ainda o mapeamento da Imagem Primordial – conceito que venho teorizando desde 2012 –, uma engrenagem fractal e rizomática, denominadora da criação, no seio dessa obra híbrida. Assim, é analisado aqui o processo de criação de uma obra híbrida, liberática, que leva ao extremo o conceito de Liberatura, abarcando absolutamente todo o processo sob uma única pessoa. E, como essa Imagem Primordial conduz a criação, principalmente uma criação liberática que, por tal, não finda com o linguístico, mas se estende e descortina em cada gesto.pt_BR
dc.description.abstractThis essay, which is the second volume of the thesis, deals with the analysis of the documents of process of the novel Dentro, by my authorship. It is a hybrid novel between literature and visual arts, inscribed in Liberature, a Polish movement where the wholeness of the book is fundamental. No longer is the author's role only the literary text, but all of the questions relating to the object book. In Liberature, images, typography, cover, bookbinding, etc., have as much authorial meaning as the linguistic and, for such, they should be taken care of by the author. This essay also includes the mapping of the Primordial Image – a concept that I have being theorizing since 2012 –, a fractal and rhizomatic gear, that is denominator of creation, within this hybrid work. Thus, the process of creating a hybrid, liberatic work that leads to the extreme of Liberature’s concept, encompassing the whole process under a singe person is analyzed. As so how this Primordial Image drives the creation, mainly in a liberatic creation which, as such, does not end with the linguistic, but extendsand unfolds in each gesture.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCRÍTICA GENÉTICApt_BR
dc.subjectESCRITA CRIATIVApt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.titleDentro: rastros da criação literáriapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_NADJA_DA_SILVA_VOSS_COMPLETO.pdfTexto Completo3,64 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.