Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1140
Tipo: masterThesis
Título: Fatores de competitividade e focos de inovação como condicionadores na estrutura das empresas aéreas regulares de transporte de passageiros no Brasil
Autor(es): Boff, André Luís
Orientador: Ferreira, Gabriela Cardozo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS AÉREAS
COMPETITIVIDADE
INOVAÇÃO
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Resumo: A inovação tem sido a prática mais importante para as empresas dentro do contexto atual no que diz respeito à obtenção de certa vantagem frente às concorrentes. Dentro das empresas de transporte aéreo de passageiros regulares, não é diferente: identificar quais são os pontos onde elas podem inovar e, consequentemente, se tornarem mais competitivas dentro de um setor já extremamente competitivo, representa uma excelente fonte de informação. Através desta condição, este estudo realizou uma pesquisa qualitativa exploratória transversal, a fim de caracterizar de que forma certos focos presentes nas estruturas destas empresas acabam desenvolvendo ações conceituadas como inovadoras, conjuntamente a uma caracterização de quais são os principais fatores de competitividade presentes atualmente nestas empresas. A análise dos dados – através do método de análise de conteúdo categorial – verificou cada um dos três conjuntos de construtos estipulados – focos de inovação, fatores de competitividade e ambiente atual – onde a partir dos quais se realizou uma análise de como os construtos que os compreendem, condicionam a estrutura de uma empresa aérea regular de transporte de passageiros no Brasil.
Innovation has been the most important practice for companies within the current context, with regard to obtaining an advantage vs. the competition. Within the airline's regular passengers, is no different: to identify those points where they can innovate and thus become more competitive in an industry already highly competitive, it is an excellent source of information. With this condition, this study was a qualitative exploratory cross in order to characterize how certain focus present in the structures of these companies eventually develop conceptualized as innovative actions, together with a characterization of what are the main factors of competitiveness that are currently present in these companies. Data analysis – using the method of analysis of categorical content – found each of the three sets of constructs set – innovation focus, competitiveness factors and the current environment – where from which undertook a review of the constructs that understand, determine the structure of a regular airline passenger in Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1140
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000417711-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,07 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.