Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/11427
Type: doctoralThesis
Title: O culto às celebridades nas redes sociais e sua influência no conteúdo das notícias no jornalismo online do portal globo.com
Author(s): Carlan, Letícia Amaral
Advisor: Tonin, Juliana
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2018
Keywords: REDES SOCIAIS
CELEBRIDADES
JORNALISMO
Abstract: Essa pesquisa tem como objetivo compreender de que formas o culto às celebridades nas redes sociais influencia no conteúdo das notícias no jornalismo online do portal globo.com. Para isso, apresenta em seu corpo teórico a trajetória da celebridade, passando por assuntos como comunicação de massa, indústria cultural, o espetáculo, as redes sociais, o hiperespetáculo e a noção de público e privado. Em um segundo momento, a tese trabalha com conteúdos de jornalismo de entretenimento e celebridades, princípio da relevância, newsmaking, noticiabilidade e valor/notícia, internet, cibercultura, webjornalismo, portais de notícias e a globo.com. Além disso, realiza, a partir da metodologia da análise de conteúdo, e da técnica da análise categorial, a análise das 89 matérias sobre celebridades publicadas na capa do portal globo.com, entre os dias 23 e 29 de outubro de 2017, constituindo uma semana. A pesquisa apresenta a conclusão de que o jornalismo de celebridades da globo.com caracteriza-se por conteúdos rasos, fúteis e que proliferam na sociedade o padrão do corpo perfeito.
This research aims to understand how the cult of celebrities in social networks influences the content of news in online journalism at the globo.com portal. For that, it presents in its theoretical body the trajectory of the celebrity, going through subjects like mass communication, cultural industry, the spectacle, the social networks, the hyperspectacle and the notion of public and private. In a second moment, the thesis works with contents such as entertainment and celebrities journalism, relevance principles, newsmaking, newsworthiness and news values, internet, cyberculture, webjournalism, news portals and the globo.com. In addition, it performs, from the content analysis methodology and the categorial analysis technique, the analysis of the 89 stories about celebrities published on the cover of globo.com portal, between October 23 and 29, 2017, constituting a week. The research presents the conclusion that the celebrity journalism of globo.com is characterized by shallow, futile contents that proliferate in society the perfect body pattern.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11427
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