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Tipo: masterThesis
Título: O processo de formação e desenvolvimento de competências organizacionais em instituição do setor público
Autor(es): Quintana, Ronaldo Costa
Orientador: Becker, Grace Vieira
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2009
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA
FRAMEWORK
ÓRGÃOS PÚBLICOS
Resumen: A evolução dos estudos sobre competências organizacionais e sua incorporação na realidade das organizações vem demandando novas reflexões acerca do tema. Neste sentido, o foco das discussões vem se transformando de uma perspectiva estática e teórica, direcionada à definição de conceitos e classificações, para uma perspectiva dinâmica e aplicada, onde o foco maior é no processo de formação e desenvolvimento de competências organizacionais. Visando a contribuir para o aprofundamento dessas discussões, nesta dissertação, procurou-se realizar um levantamento aprofundado acerca de diferentes frameworks existentes sobre o assunto, o qual contribuiu para a base teórica do trabalho. O objetivo principal deste trabalho foi analisar o processo de formação e desenvolvimento de competências organizacionais em uma instituição do setor público. Como método escolheuse o estudo de caso com abordagem exploratória e a coleta de dados realizou-se em duas etapas compostas de entrevistas, análise de documentos e observação direta. A pesquisa teve um caráter longitudinal, sendo definidos períodos de estudo seqüenciais para uma análise evolucional do desenvolvimento das competências da organização. O estudo foi realizado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, instituição pública, ligada ao Poder Judiciário brasileiro. Os resultados da pesquisa apontaram as três principais competências organizacionais da instituição, bem como demonstraram quais os elementos que às compõem ou que fazem parte do seu processo de desenvolvimento. Além disso, foi possível identificar os inter-relacionamentos entre estes elementos e as competências, o que permitiu o mapeamento detalhado de como se formaram e se desenvolveram estas competências ao longo do tempo.A partir deste mapeamento, em conjunto com a fundamentação teórica, originou-se um framework representativo do processo.
Owing to the evolution of studies on organizational competences and their incorporation into the reality of companies, further reflections and investigations on the subject seem necessary. Also, the core proposition of discussions has shifted from a static and theoretical perspective, which is focused on the definition of concepts and classifications, to a dynamic and applied viewpoint, which highlights the process of formation and development of organizational competences. Aiming at contributing with such discussions, an in-depth analysis of the different existing frameworks has been conducted and the results presented in this paper. The main objective of the present study is to analyze the process of formation and development of organizational competences in an institution of the public sector. The case study with exploratory approach has been the chosen method, and the data collection gathering comprised two stages of interviews, document analysis and direct observation. In order to perform an evolutionary development analysis of the competences of the organization, sequential study periods with longitudinal research characteristics were defined. The study was carried out at the Regional Electoral Court of the State of Rio Grande do Sul, a public institution with the Brazilian Judicial Power. The results of this research point out which are the three main organizational competences within the institution, as well as their formation and development elements. Furthermore, the interrelationships between such elements and the competences have also been identified, which has enabled a detailed mapping of how those competences have formed and developed over time. Finally, a process representative framework has been devised from the mapping and the theoretical studies combined.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1153
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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