Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11748
Tipo: masterThesis
Título: Crowdfunding no jornalismo: a utilização das práticas de financiamento coletivo como indicadores das mudanças na atuação de jornalistas
Autor(es): Arévalo, Gabriel Galli
Orientador: Pase, André Fagundes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO DIGITAL
JORNALISMO ELETRÔNICO
JORNALISTAS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
JORNALISMO
Resumo: Esta dissertação trata do crowdfunding ou financiamento coletivo do jornalismo como uma possibilidade de financiamento alternativo em um cenário marcado por sucessivas demissões e enxugamento das redações no Brasil. Utiliza-se também as práticas de financiamento coletivo como indicadores das mudanças nas formas de atuação de jornalistas. Baseia-se nas ideias de que as mudanças tecnológicas a partir da década de 1990 colaboraram para o desenvolvimento de uma cultura da convergência e capitalismo cognitivo. Foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos que teve como suporte entrevistas semiestruturadas com seis jornalistas que já participaram de projetos de crowdfunding para seus próprios produtos jornalísticos ou de suas iniciativas. Como principais conclusões, identifica-se a dificuldade de jornalistas lidarem com empreendedorismo, administração e gestão, o descontentamento dos profissionais com a rotina nas redações de veículos de comunicação tradicionais, a importância da formação de comunidades em torno dos projetos que almejam financiamento coletivo pela internet e a necessidade de lidar com efeitos de precarizações constantes de trabalho.
This research deals with crowdfunding of journalism as a possibility of alternative financing in a scenario marked by successive layoffs and downsizing of newsrooms in Brazil. Crowdfunding practices are also used as indicators of the changes in journalists' practices. It is based on the ideas that technological changes from the 1990s have contributed to the development of a convergence culture and a cognitive capitalism. A multi-case study was developed and was supported by semi-structured interviews with six journalists who have already participated in crowdfunding projects for their own journalistic products or initiatives. As main conclusions, it is identified the difficulty of journalists in dealing with entrepreneurship, administration and management, the dissatisfaction of professionals with the routine in newsrooms of traditional media companies, the importance of forming communities around the projects and the need to deal with the effects of constant job insecurity.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11748
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