Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/12254
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEggert, Edla
dc.contributor.authorLiu, Luoyuan
dc.date.accessioned2018-07-26T12:03:48Z-
dc.date.available2018-07-26T12:03:48Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/12254-
dc.description.abstractEsta dissertação buscou analisar os processos formadores que estudantes do Rio Grande do Sul viveram ao participarem do Programa Ciência sem Fronteiras num país como a China. Com base nos dados coletados por meio de um questionário (vinte respostas) e de quatro entrevistas com estudantes do Rio Grande do Sul que realizaram o intercâmbio na China, a presente pesquisa analisou as experiências desses participantes gaúchos em suas estadas na China via Programa CsF e revelou certas correlações entre a mobilidade acadêmica com a formação da cidadania global para esses estudantes. As experiências foram diversas e com muitos descobrimentos sobre o país oriental e seu povo. O crescimento pessoal dos próprios participantes brasileiros foi um forte destaque encontrado nos relatos. Embora o CsF tenha sido criticado, de acordo com os relatos desses participantes entrevistados, a realização desse intercâmbio aprimorou a sua competência linguística, auxiliou o entendimento e respeito à diversidade e à diferença cultural. O conhecimento sobre o país destinatário, ampliou a visão do mundo, fortaleceu a independência e aumentou a autoconfiança para vencer seus medos. Desse modo, é possível afirmar que as experiências vivenciadas no exterior possibilitaram a formação da cidadania global desses estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation sought to analyze the global citizenship development process of students from Rio Grande do Sul who participated in the Science without Borders Program and chose China as destination for the exchange experience. Data analyzed for the study was collected via the distribution of a questionnaire to former Program participants, which elicited twenty responses, and through in-depth interviews conducted with four undergraduate students from Rio Grande do Sul. This study, in particular, sought to draw a correlation between academic mobility and the development of global citizenship. The experiences of the students were diverse: with participants detailing both insights gained about China and its people as a result of the Program, as well as a variety of personal developments. Whilst students identified some flaws with the Science without Borders Program, they emphasized a number of key practical benefits, including an improved proficiency in their chosen language and an enhanced understanding of their recipient country. Students also more generally noted a deepened understanding of and respect for cultural diversity and cultural differences, a broadened world view, and an elevated sense of independence and self-confidence. Above all, research revealed a strong correlation between the experience of academic mobility and the students’ development of global citizenship.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectINTERCÂMBIO DE ESTUDANTES - BRASILpt_BR
dc.subjectINTERCÂMBIO DE ESTUDANTES - CHINApt_BR
dc.subjectMOBILIDADEpt_BR
dc.subjectBOLSAS DE ESTUDO - EXTERIORpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.titleIntercâmbio universitário Brasil-China: trajetórias formadoras de estudantes do Rio Grande do Sul participantes do Programa Ciência sem Fronteiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000489415-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,05 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.