Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/12254
Tipo: masterThesis
Título: Intercâmbio universitário Brasil-China: trajetórias formadoras de estudantes do Rio Grande do Sul participantes do Programa Ciência sem Fronteiras
Autor(es): Liu, Luoyuan
Orientador: Eggert, Edla
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES - BRASIL
INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES - CHINA
MOBILIDADE
BOLSAS DE ESTUDO - EXTERIOR
ENSINO SUPERIOR
Resumen: Esta dissertação buscou analisar os processos formadores que estudantes do Rio Grande do Sul viveram ao participarem do Programa Ciência sem Fronteiras num país como a China. Com base nos dados coletados por meio de um questionário (vinte respostas) e de quatro entrevistas com estudantes do Rio Grande do Sul que realizaram o intercâmbio na China, a presente pesquisa analisou as experiências desses participantes gaúchos em suas estadas na China via Programa CsF e revelou certas correlações entre a mobilidade acadêmica com a formação da cidadania global para esses estudantes. As experiências foram diversas e com muitos descobrimentos sobre o país oriental e seu povo. O crescimento pessoal dos próprios participantes brasileiros foi um forte destaque encontrado nos relatos. Embora o CsF tenha sido criticado, de acordo com os relatos desses participantes entrevistados, a realização desse intercâmbio aprimorou a sua competência linguística, auxiliou o entendimento e respeito à diversidade e à diferença cultural. O conhecimento sobre o país destinatário, ampliou a visão do mundo, fortaleceu a independência e aumentou a autoconfiança para vencer seus medos. Desse modo, é possível afirmar que as experiências vivenciadas no exterior possibilitaram a formação da cidadania global desses estudantes.
This dissertation sought to analyze the global citizenship development process of students from Rio Grande do Sul who participated in the Science without Borders Program and chose China as destination for the exchange experience. Data analyzed for the study was collected via the distribution of a questionnaire to former Program participants, which elicited twenty responses, and through in-depth interviews conducted with four undergraduate students from Rio Grande do Sul. This study, in particular, sought to draw a correlation between academic mobility and the development of global citizenship. The experiences of the students were diverse: with participants detailing both insights gained about China and its people as a result of the Program, as well as a variety of personal developments. Whilst students identified some flaws with the Science without Borders Program, they emphasized a number of key practical benefits, including an improved proficiency in their chosen language and an enhanced understanding of their recipient country. Students also more generally noted a deepened understanding of and respect for cultural diversity and cultural differences, a broadened world view, and an elevated sense of independence and self-confidence. Above all, research revealed a strong correlation between the experience of academic mobility and the students’ development of global citizenship.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12254
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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