Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1228
Type: masterThesis
Title: Proposta e aplicação de um modelo de desdobramento da estratégia com base no balanced scorecard: o caso de uma empresa de transporte de carga e logística
Author(s): Vaccari, Nelmar
Advisor: Hansen, Peter Bent
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Issue Date: 2006
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
LOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Abstract: No ambiente competitivo e globalizado no qual as empresas estão inseridas atualmente, é cada vez mais relevante que a questão logística seja adequadamente valorizada. Considerando a variável logística, o transporte possui um grande peso em função da representatividade de seus custos e sua influência sobre outros parâmetros competitivos. Sendo assim, as empresas do setor de transportes precisam utilizar todos os conceitos da gestão estratégica, planejando e implementando as suas ações estratégicas. Neste contexto, o Balanced Scorecard é uma técnica poderosa para que as empresas consigam desdobrar os seus planos estratégicos em ações alinhadas com os seus objetivos. Neste trabalho, são descritos os resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma empresa de transporte rodoviário de cargas. Durante o processo, a empresa pesquisada elaborou o seu planejamento estratégico, sendo abordada a forma como os objetivos foram desdobrados em estratégias e ações, com os seus respectivos indicadores de performance. O processo de construção do modelo específico de BSC gerou oportunidade de aprendizado e de valorização da gestão estratégica, discutidos neste trabalho.
In the competitive and globalized environment where the companies are currently inserted in, it has been relevant that the logistic question be adequately valued. Considering the logistic variable, the transport holds a significant weight, due to the representativity of its costs and its influence over other competitive parameters. Being so, the companies in the transport segment need to make use of all the concepts of strategic management, by planning and implementing their strategic actions. In this context, the Balanced Scorecard is a powerful tool for the companies to be able to translate their strategic plans into actions aligned with their objectives. In this work are described the results of an action and research held in a road haulage company. During the process, the company elaborated its strategic planning, showing how the objectives were translated into strategies and actions along with their respective indicators of performance. The construction process of the specific BSC model generated opportunity for growth and valuing of strategic management, discussed in this work.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1228
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