Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1245
Tipo: masterThesis
Título: Uma proposta de balanced scorecard e mapa estratégico para a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior privada
Autor(es): Cassol, Maurício
Orientador: Rodrigues, Alziro César de Morais
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo: Esta dissertação trata de uma proposta de Balanced Scorecard (BSC) para a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior (IES) privada, confessional católica, sem fins lucrativos. O objetivo geral de elaborar uma proposta de BSC, ajustada à gestão estratégica da IES, partiu da identificação da missão, visão e objetivos do seu Plano Estratégico 2001-2010. Em seguida, com base nesses objetivos, foram definidas as perspectivas estratégicas de desempenho, nas quais foram classificados os objetivos, o que deu origem a uma proposta inicial de BSC composta de cinco perspectivas na seguinte ordem: 1) financeira; 2) clientes; 3) processos internos; 4) aprendizado e crescimento; e 5) comunidade. Essa proposta inicial, através de entrevistas de profundidade, passou por um processo de validação da sua estrutura. Os entrevistados, também estabeleceram as relações de causa e efeito entre os objetivos em cada uma das perspectivas. Esse processo deu origem então, ao mapa estratégico da instituição estruturado em quatro perspectivas nesta ordem: 1) financeira; 2) clientes; 3) processos internos; 4) aprendizado e crescimento. Dessa forma, o mapa estratégico da IES resultou da análise de documentos por parte do pesquisador agregada à visão dos entrevistados. Concluiu-se, nesta pesquisa, que o mapa estratégico proposto à IES ajuda a esclarecer a sua estratégia, mostrando com clareza a proposição de valor aos clientes, os processos internos necessários ao atendimento dessa proposição de valor e os ativos intangíveis, que são a base para a execução desses processos de forma excelente. A aplicação do mapa estratégico sob o Plano Estratégico 2001-2010 da IES, também, revelou gaps ou lacunas na estratégia da IES, que devem ser preenchidas. Assim, além de um sistema estratégico, o mapa estratégico revelou-se uma ferramenta de diagnóstico da estratégia da IES, salientando pontos falhos que devem ser revistos e melhorados.
This paper is a proposition of a Balanced Scorecard (BSC) for strategic management of a higher education institution (HEI), a non-profit catholic private university. The general purpose of elaborating a BSC proposition adjusted to the strategic management of a HEI started from the identification of the assignment, vision and goals of its 2001-2010 Strategic Plan. Subsequently, based on these goals, strategic performance perspectives were laid out, in which the goals were classified, giving rise to an initial BSC proposal made up of five perspectives in the following order: 1) financial; 2)customer; 3)internal processes; 4)learning and growth; and 5) community. This initial proposition, by means of in-depth interviews, went through a process of framework validation. The interviewees also established cause and effect relations between the goals in each perspective. This process gave rise, then, to a strategic map of the institution underpinned on four perspectives as follows: 1) financial; 2) customer 3) internal processes; and 4) learning and growth. Thus, the HEI strategic map resulted from an analysis of documents by the researcher added to the interviewees´ view. It was conclude that the strategic map proposed for the HEI helps elucidate its strategy, showing with clarity the proposition of value to the customer, internal processes necessary for fulfilling this proposition and intangible assets, which are the basis for carrying out these processes optimally. The application of the strategic map to the HEI 2001-2010 strategic plan also revealed gaps in the HEI strategy, which must be fill. Thus, in addition to a strategic system, the strategic map was finding to be a diagnostic tool for the HEI strategy, stressing flaws that must be reviewed and improved.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1245
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