Abstract: | O objetivo da pesquisa descrita nesta dissertação foi o de compreender como se daria o Ensino do surgimento do Universo nas aulas de Ciências, sob o filtro de Spinoza. Isso foi feito com o objetivo de desviar o ensino de física de uma razão instrumental por meio da contextualização filosófica. Para isso, foi analisada a obra Ética: demonstrada segundo a ordem geométrica - principalmente a primeira parte - pois trata sobre a natureza, substância e Deus. Ademais de estudar alguns mitos, crenças religiosas e pensamentos filosóficos presentes na História da Ciência sobre a origem do mundo, procurou-se conhecer a Ontologia de Spinoza, com vista à sua Metafísica, e compreender a convergência e divergência entre a Teoria da Relatividade de Einstein e a Metafísica de Spinoza, compreendendo também o papel do Ensino de Ciências ao abordar o surgimento do Universo. Para a coleta e análise dos dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a crítica dialética, seguindo a proposta de Marx e Kosik.Para a composição da crítica dialética, todos os assuntos investigados foram submetidos à apreensão do real; em outras palavras, uniram-se primeiramente em uma totalidade caótica, para então formar conceitos abstratos. Nesta dissertação foi identificada a concepção spinozista da natureza a partir da seguinte questão de pesquisa: Como abordar no Ensino de Ciências o surgimento do Universo - mitologia, religião e Ciência sob o filtro de Spinoza? A investigação mostrou que o Ensino sobre o surgimento do Universo pelo filtro de Spinoza pode ser dado percorrendo a História da Cosmologia; estudando mitos e relacionando-os com a Filosofia de Spinoza. Isso permite compreender conceitos presentes em suas obras, diferenciando-os dos conceitos de outros filósofos, intuindo assim, o surgimento do Universo como causa de si mesmo, e a partir de então, pode-se explicar, por meio das afecções dos atributos, como a Física Newtoniana, Relativística e Quântica ocorrem; entre outras possibilidades que a Filosofia de Spinoza oferece.
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