Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/12889
Type: masterThesis
Title: Avaliação empírica de um framework de mídias sociais integradas para apoiar a gestão de projetos em uma instituição financeira privada
Author(s): Oliveira, Luana Dias de
Advisor: Chaves, Marcirio Silveira
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Issue Date: 2018
Keywords: FRAMEWORK
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Abstract: Com a maior competitividade do mercado, as organizações buscam soluções para melhorar o desempenho dos seus projetos. Neste contexto, as mídias sociais surgem como opções para apoiar a Gestão de Projetos (GP), apresentando um formato mais colaborativo. Entretanto, as empresas não exploram a visão e uso integrado dessas ferramentas, havendo uma subutilização destas nas organizações. No cenário das instituições financeiras, tem diversas exigências regulatórias que solicitam evidências que comprovem a execução de operações mínimas necessárias. Há também, dificuldades de gerenciamento por parte dos Gerentes de Projetos com a agilidade na comunicação, disseminação das informações e o uso de diversas mídias. E, por fim, existem poucos modelos de ferramentas colaborativas em projetos avaliados empiricamente. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é avaliar empiricamente um framework de mídias sociais integradas para apoiar a gestão de projetos em uma instituição financeira privada. Para tal, esta pesquisa utilizou o Design Science Research como paradigma de pesquisa e o Technical Action Research como método, que permitem reduzir a lacuna existente entre a pesquisa e a prática. Este trabalho se caracteriza como qualitativo, utilizando as técnicas de entrevista, análise documental, observação direta e grupo de trabalho.Utilizou-se como artefato o framework de mídias sociais integradas, SOME4PM. Foi observado e aprimorado a sua aplicação em um projeto estratégico, abordando o conjunto de atividades de controle, comunicação e disseminação e, armazenamento. A principal contribuição teórica deste trabalho é a avaliação empírica de um framework de mídias sociais integradas para apoiar a GP em uma instituição financeira privada. Foi possível elaborar uma remodelação do framework, que ajuda a estender a teoria existente sobre a GP através do uso de mídias sociais. A principal contribuição prática é a disponibilização do framework remodelado (SM4PM-FIN) e avaliado no campo de pesquisa para aplicação em novos projetos, com uma proposta de macro etapas para a implementação. Os principais beneficiados são as organizações que trabalham com GP, as instituições financeiras, os profissionais gerentes de projetos, equipes envolvidas, os profissionais de TI ou de qualquer área de desenvolvimento.
With the increased competitiveness of the market, organizations are looking for solutions to improve the performance of their projects. In this context, social media appear as options to support Project Management (PM), presenting a more collaborative format. However, companies do not explore the vision and integrated use of these tools, becoming they underused to support PM in organizations. In the financial institutions scenario, there are several regulatory requirements that request evidence to prove the execution of necessary minimum operations. There are also management difficulties by the Project Managers with the agility in the communication, dissemination of information and the use of several media. And, finally, there are few models of collaborative tools in empirically evaluated projects. Thus, the objective of this research is to empirically evaluate an integrated social media framework to support project management in a private financial institution.For such purpose, this research used the Design Science Research as a research paradigm and the Technical Action Research as a method to reduce the gap between research and practice. This work is characterized as qualitative, using interview techniques, documental analysis, direct observation and work group. The integrated social media framework, SOME4PM, was used as an artifact. It was observed and improved its application in a strategic project, addressing the set of control activities, communication and dissemination and, storage. The main theoretical contribution of this work is the empirical evaluation of an integrated social media framework to support PM in a private financial institution. It was possible to elaborate a remodeling of the framework, which helps to extend the existing theory about PM through the use of social media. The main practical contribution is the disponibilization of the remodeleted framework (SM4PM-FIN) and evaluated in the field of research for application in new projects, with a proposal of macro steps for implementation. The main beneficiaries are the organizations which work with PM, financial institutions, project managers, involved teams, IT professionals or from any area of development.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12889
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