Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15249
Tipo: masterThesis
Título: O diário de aula como ferramenta motivacional para a formação docente de estudantes do curso de pedagogia, participantes do PIBID
Autor(es): Rodrigues, Hemini Machado
Orientador: Santos, Bettina Steren dos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: DIÁRIO DE AULA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumo: Com a intenção de analisar como os diários de aula contribuem para a formação e a motivação profissional docente dos estudantes do curso de Pedagogia, participantes do PIBID, este estudo foi realizado com a participação de dez sujeitos que colaboraram com a pesquisa e responderam os questionários. Após a coleta dos dados, realizou-se a análise dos dados, por meio de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com o suporte da Análise Textual Discursiva (ATD). Neste movimento, emergiram três categorias: a) Relação teoria e prática; b) Aprimorar as metodologias em busca de novos conhecimentos; c) Sentimentos intrapessoais. Assim, foi possível identificar que o diário de aula é uma ferramenta que contribui para a participação dos educandos e educadores, baseado em aspectos centrais como: o coletivo, a construção de novos conceitos, a leitura/escrita e a reflexão. Este processo visava identificar a motivação para a formação docente em realizar os registros nos diários de aulas, pelos estudantes do curso de Pedagogia, participantes do PIBID dos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. A partir do estudo realizado, permite-se observar a mudança após a experiência ao PIBID e a utilização da ferramenta do diário de aula.
With the intention of analyzing how the class diaries contribute to the formation and professional motivation of the students of the course of Pedagogy, participants of PIBID, this study was carried out with the participation of ten subjects who collaborated with the research and answered the questionnaires. After the data collection, the data was analyzed through a qualitative exploratory study, with the support of Discursive Textual Analysis (DTA). In this movement, three categories emerged: a) Relation theory and practice; b) Improve methodologies in search of new knowledge; c) Intrapersonal feelings. Thus, it was possible to identify that the classroom diary is a tool that contributes to the participation of learners and educators, based on central aspects such as: the collective, the construction of new concepts, reading / writing and reflection. This process was aimed at identifying the motivation for the teacher training to carry out the records in the class diaries, by the students of the Pedagogy course, participants of the PIBID of the years 2011, 2012, 2013 and 2014. From the study carried out, it is possible to observe the change after the experiment to PIBID and the use of the classroom diary tool.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15249
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