Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre a filosofia de Friedrich W.
Nietzsche, especialmente no que se refere à sua contribuição e ao seu lugar na reflexão
contemporânea da moral. Em sua autoproclamada negação e crítica da moral, Nietzsche
possibilita uma nova perspectiva ética. Como imoralista, não apenas nega a validade e a
eficácia da moralidade cristã, mas também vislumbra-se como um tipo peculiar de
moralista que visa a inverter a autoridade e o poder da moral contra ela mesma. O filósofo
se denomina como o primeiro imoralista em Ecce Homo de 1888, definindo sua “natureza
mais íntima” como amor fati. Essa refutação ocorre por meio de sua corrosiva e
implacável crítica aos fundamentos epistêmicos da metafísica e da Moral, especialmente
a moralidade de cunho racional. Assim, coloca sob suspeita a crença em toda a moral,
desvela suas fundações e destrói seus constructos axiológicos. Eis a parte destrutiva da
filosofia de Nietzsche, o filósofo do martelo e das profundezas, que se arroga o trabalho
de demolir a tradição moral. Há também a parte construtiva que visa elaborar uma nova
moralidade que não se baseie em princípios metafísicos. Nietzsche toma a moralidade
como problema filosófico. Colocando em suspeita a moral vigente, faz ruir o edifício em
que fora construída, permitindo vislumbrar outras moralidades possíveis, como por
exemplo, a moralidade trágica, que afirma a vida. Dito de outra maneira, uma moralidade
de um imoralista. Nesse sentido, defende-se que a posição peculiar de Nietzsche na
história da filosofia moral consiste na análise crítica da multiplicidade de diferentes
valorações morais, sempre remetidas a suas fontes humanas (demasiado humanas).
Através da atenção às circunstâncias e às condições de surgimento, desenvolvimento e
ocaso dos diversos ideais, valores morais e doutrinas religiosas, procuramos mostrar
como Nietzsche constitui uma filosofia que rompe com a noção de valores divinos e
imutáveis. Desse modo A transvaloração de todos os valores é a “fórmula” para a
superação de todos os valores consagrados até a modernidade como supremos e do
niilismo por eles provocados. A condição para a transvaloração está, inclusive, nas ideias
de eterno retorno – uma nova relação com o tempo, em que a vida é plenamente afirmada
– e de amor fati, que afirma que cada instante vivido deve ser desejado infinitas vezes.
Entendemos que por meio da crítica realizada pelo imoralista amar sua existência como
um fatum constitui uma afirmação trágica da vida, desprovida de elementos metafísicos.
Com base em uma pesquisa bibliográfica da obra de Nietzsche e seus comentadores
(como Wotling, Conway, Clark, Schacht, Bailey, Leiter, Marton, Giacoia, Araldi,
Paschoal, Medrado, e outros), argumenta-se que a defesa de uma postura (i)moralista da
parte de Nietzsche lhe garante destaque na história da ética e possibilita uma reflexão
contemporânea sobre a moral. This dissertation aims to reflect on the philosophy of Friedrich W. Nietzsche, with
particular regard to its contribution and place in the contemporary reflection on morality.
Nietzsche’s self-proclaimed negation and critique of morality enable a new ethical
perspective. As an immoralist, not only does he deny the validity and effectiveness of
Christian morality, but also sees himself as a peculiar kind of moralist, one who seeks to
reverse the authority and the power of morality against itself. The philosopher calls
himself the first immoralist in his 1888 book Ecce Homo, where he defines his “most
intimate nature” as amor fati. This refutation occurs through his corrosive and ruthless
criticism of the epistemic foundations of metaphysics and morality, especially morality
of a rational nature. Thus, he puts the belief in all morality under suspicion, unveils its
foundations, and destroys its axiological constructs. Here we have the destructive side of
the philosophy of Nietzsche, the philosopher from the depths who takes up the task of
demolishing moral tradition with a hammer. However, there is also the creative side,
which aspires to devise a new morality that is free of metaphysical principles. Nietzsche
takes morality as a philosophical problem. Placing the dominant morality under
suspicion, Nietzsche brings down the foundation on which it was built, allowing for the
glimpse of other possible moralities, such as the tragic one, which affirms life. In other
words, the morality of an immoralist. In this regard, some argue that Nietzsche's peculiar
position in the history of moral philosophy consists in the critical analysis of the
multiplicity of different moral values, always referred to its human (all too human)
sources. Focusing on the circumstances and conditions of emergence, development, and
decline of the various ideals, moral values, and religious doctrines, we seek to show how
Nietzsche sets up a philosophy that breaks with the notion of divine and immutable
values. Thus the transvaluation of all values is the “formula” for overcoming all values
consecrated up to modernity as supreme and the nihilism they engendered. The condition
for the transvaluation is also present in the ideas of the eternal recurrence – a new relation
to time, in which life is fully affirmed – and of amor fati, that states every instant ever
liver must be desired infinitely. Through the critique carried out by the immoralist, we
understand that to love one’s existence as a fatum is a devoid of metaphysical elements,
tragic affirmation of life. Based on a bibliographic research of the work of Nietzsche and
his commentators (such as Wotling, Conway, Clark, Schacht, Bailey, Leiter, Marton,
Giacoia, Araldi, Paschoal, Medrado, among others), we argue that the defense of an
(im)moralistic stance on the part of Nietzsche ensures him highlight in the history of
ethics and allows for a contemporary reflection on morality. |