Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/16479
Tipo: | masterThesis |
Título: | A influência das notícias de corrupção no comportamento antiético dos consumidores |
Autor(es): | Pereira, Natalia Peixoto |
Orientador: | Espartel, Lélis Balestrin |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Fecha de Publicación: | 2019 |
Palabras clave: | COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CORRUPÇÃO ÉTICA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Resumen: | A exposição a casos de corrupção por meio das mídias tem sido recorrente nos últimos anos,
porém pouco se investigou como esta crescente exposição afeta as relações de consumo. Neste
trabalho buscou-se compreender o impacto que a exposição a notícias de corrupção do cenário
político brasileiro tem na aceitabilidade e intenção de comportamento disfuncional do
consumidor (CDC). Formulou-se esta dissertação para compreender se após serem expostos a
notícias de corrupção os consumidores tendem a aceitar menos e ter menor intenção de ter
comportamentos desonestos. Diante do exposto, foram realizados dois estudos experimentais
online, via Qualtrics, para testar seis hipóteses. Como resultado do primeiro estudo encontrouse o efeito negativo que a exposição à notícia de corrupção tem na aceitabilidade e na intenção
de CDC; já no segundo estudo verificou-se o efeito da percepção de justiça das punições
noticiadas, sendo que as punições consideradas justas apresentaram maior intenção e
aceitabilidade de CDC em relação às punições consideradas injustas. Entre as contribuições
desta pesquisa pode-se destacar a importância de se investigar o impacto que o cenário político
tem na ética dos consumidores, mais especificamente a exposição à corrupção; a evidência de
que as crenças éticas dos consumidores não tem impacto na relação da exposição à notícias de
corrupção sobre a aceitabilidade e intenção de CDC; o efeito da percepção de justiça das
punições noticiadas; e o achado de que a punição percebida como justa tem impacto positivo
na aceitabilidade e a intenção de CDC, em comparação com a punição percebida como injusta.
As contribuições práticas e teóricas encontram-se no final do trabalho, juntamente com as
sugestões de pesquisas futuras. Exposure to corruption cases through medias has been recurrent in the last few years, but little
has been investigated as this increasing exposure affects consumer relations. In this study, we
sought to understand the impact that exposure to corruption news from the brazilian political
scenario, has in the accceptability and intention in the consumer dysfunctional behavior (CDB).
This dissertation was formulated to understand if after being exposed to corruption reports
consumers tend to accept less and have less intention of having dishonest behavior. In the view
of the above, two experimental studies were conducted online, via, Qualtrics, to test six
hypotesis. As a result of the first study we found the negative effect that exposure to corruption
news has on the acceptability and intent of CDB; in the second study the effect on the perception
of justice of the reported punishments was verified, the punishments considered fair presented
greater intention and acceptability of CDB in relation to the punishments considered unfair.
Among the contributions of this research is the importance of investigating the impact that the
political scenario has on consumer ethics, more specifically the exposure to corruption; the
evidence that consumer ethical beliefs have no impact on the relationship of exposure to
corruption news about acceptability and intent of CDB; the effect of the perceived justice of the
punishments reported; and the finding that punishment perceived to be fair has a positive impact
on acceptability and the intent of CDB, in comparison with the punshment perceived as unfair.
Practical and theoretical contributions are found at the end of the paper, along with suggestions
for future researchs. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/16479 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|
Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.