Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16624
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Marcos Villela
dc.contributor.authorAmaral, Michele Pedroso do
dc.date.accessioned2020-07-01T12:10:16Z-
dc.date.available2020-07-01T12:10:16Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16624-
dc.description.abstractEsta tese coloca em análise, algumas das estratégias e táticas utilizadas por estudantes normalistas, para a organização de suas práticas durante o período de Estágio Profissional, no Curso Normal, em sala de aula. Os principais objetivos desta Tese de doutoramento foram os de conhecer e compreender os discursos pedagógicos a que remetem estas estratégias e táticas historicizando-as. Para tal, procuramos levar em conta a ideia central de que, as estagiárias aprendem a normalizar seus modos de ser professora, em vias de poderem exercer o governo em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida, em uma abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica o Grupo Focal. Foi realizada em duas Escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, com a participação de três estagiárias em cada instituição. Autores e autoras como: Foucault (2002; 1987; 2014a; 2003; 2014b; 2014c; 2015; 1999; 2010; 1995; 1989); Nietzsche (2008; 2013); Dussel e Caruso (2003); Veiga (2007); Pineau (2011; 2012), constituem as principais referências teóricas deste estudo. A investigação não tem como objetivo esgotar tal tema, nem mesmo apresentar supostas verdades sobre a questão, mas sinalizar e problematizar algumas maneiras como, de modo mais abrangente, o governo em sala de aula foi exercido pelas normalistas, através destas estratégias e táticas, que são olhadas, a partir da organização do espaço da sala de aula e dos corpos das crianças, do planejamento, da rotina, do controle das condutas, e seus possíveis desdobramentos.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis puts into analysis, some of the strategies and tactics used by normalist students, for the organization of their practices during the period of Professional Internship, in the Ordinary Course, in the classroom. The main objectives of this thesis were those of knowing and understanding the pedagogical discourses to which these strategies and tactics historicizing them. To this end, we try to take into account the central idea that interns learn to normalize their ways of being a teacher, in the process of being able to exercise the government in the classroom. The research was developed, in one in a qualitative approach, using the Focal Group as a technique. It was held in two Schools belonging to the Public Educational System of the State of Rio Grande do Sul, with the participation of three interns in each Institution. Authors and authors such as: Foucault (2002; 1987; 2014a; 2003; 2014b; 2014c; 2015; 1999; 2010; 1995; 1989); Nietzsche (2008; 2013); Dussel e Caruso (2003); Veiga (2007); Pineau (2011; 2012), are the main theoretical references of this study. The investigation is not intended to exhaust such a theme, nor even present supposed truths about the issue, but to signal and problematize some ways in which, more comprehensively, the government in the classroom was exercised by normalists, through these strategies and tactics, which are looked at, from: organization of the classroom space and the bodies of children; planning, routine, control of the conducts, and their possible developments.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectESCOLAS NORMAIS - BRASILpt_BR
dc.subjectESCOLAS NORMAISpt_BR
dc.subjectESTÁGIO CURRICULARpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleDe normalistas a normalizadoras: a prática do estágio profissional e suas estratégias e táticas de governo em sala de aulapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000498046-Texto+completo-0.pdfTexto completo9,84 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.