Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16624
Tipo: doctoralThesis
Título: De normalistas a normalizadoras: a prática do estágio profissional e suas estratégias e táticas de governo em sala de aula
Autor(es): Amaral, Michele Pedroso do
Orientador: Pereira, Marcos Villela
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: ESCOLAS NORMAIS - BRASIL
ESCOLAS NORMAIS
ESTÁGIO CURRICULAR
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta tese coloca em análise, algumas das estratégias e táticas utilizadas por estudantes normalistas, para a organização de suas práticas durante o período de Estágio Profissional, no Curso Normal, em sala de aula. Os principais objetivos desta Tese de doutoramento foram os de conhecer e compreender os discursos pedagógicos a que remetem estas estratégias e táticas historicizando-as. Para tal, procuramos levar em conta a ideia central de que, as estagiárias aprendem a normalizar seus modos de ser professora, em vias de poderem exercer o governo em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida, em uma abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica o Grupo Focal. Foi realizada em duas Escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, com a participação de três estagiárias em cada instituição. Autores e autoras como: Foucault (2002; 1987; 2014a; 2003; 2014b; 2014c; 2015; 1999; 2010; 1995; 1989); Nietzsche (2008; 2013); Dussel e Caruso (2003); Veiga (2007); Pineau (2011; 2012), constituem as principais referências teóricas deste estudo. A investigação não tem como objetivo esgotar tal tema, nem mesmo apresentar supostas verdades sobre a questão, mas sinalizar e problematizar algumas maneiras como, de modo mais abrangente, o governo em sala de aula foi exercido pelas normalistas, através destas estratégias e táticas, que são olhadas, a partir da organização do espaço da sala de aula e dos corpos das crianças, do planejamento, da rotina, do controle das condutas, e seus possíveis desdobramentos.
This thesis puts into analysis, some of the strategies and tactics used by normalist students, for the organization of their practices during the period of Professional Internship, in the Ordinary Course, in the classroom. The main objectives of this thesis were those of knowing and understanding the pedagogical discourses to which these strategies and tactics historicizing them. To this end, we try to take into account the central idea that interns learn to normalize their ways of being a teacher, in the process of being able to exercise the government in the classroom. The research was developed, in one in a qualitative approach, using the Focal Group as a technique. It was held in two Schools belonging to the Public Educational System of the State of Rio Grande do Sul, with the participation of three interns in each Institution. Authors and authors such as: Foucault (2002; 1987; 2014a; 2003; 2014b; 2014c; 2015; 1999; 2010; 1995; 1989); Nietzsche (2008; 2013); Dussel e Caruso (2003); Veiga (2007); Pineau (2011; 2012), are the main theoretical references of this study. The investigation is not intended to exhaust such a theme, nor even present supposed truths about the issue, but to signal and problematize some ways in which, more comprehensively, the government in the classroom was exercised by normalists, through these strategies and tactics, which are looked at, from: organization of the classroom space and the bodies of children; planning, routine, control of the conducts, and their possible developments.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16624
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000498046-Texto+completo-0.pdfTexto completo9,84 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.