Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16657
Tipo: masterThesis
Título: A expansão do complexo de soja no Brasil
Autor(es): Contessa, Margareth Anne Camargo
Orientador: Fay, Cláudia Musa
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: SOJA - BRASIL - HISTÓRIA
SOJA - CULTURA
EXPORTAÇÕES
AGRONEGÓCIOS
Resumen: O objetivo desta pesquisa é apresentar a expansão do complexo da soja no Brasil, que foi estratégico para o Estado brasileiro conquistar um espaço de liderança para com as pautas de exportação agrícola nos últimos anos. Apresentaremos as políticas agrárias que foram dadas como incentivos ao longo do tempo, principalmente durante os governos militares, que permitiram a transformação da “sojicultura” em “agribusiness”. Faremos uma análise dos fatores da expansão do produto no mercado internacional, percebendo os fatores limitantes na hora da comercialização. Analisaremos também que esta atividade econômica engloba uma série de agentes que estão presentes desde a fabricação de insumos até o processamento, distribuição e consumo de produtos in natura ou industrializados, constituindo-se em um processo que teve início com pesquisas agronômicas até se transformar num produto para consumo interno e/ou uma commodity de exportação. Este estudo aborda o assunto em perspectivas dos múltiplos agentes envolvidos nesta discussão de forma coletiva ou individual, verificando a força que esta atividade tem de influenciar a sociedade como um todo, transformando tanto o setor rural como o urbano.
The subject of this research is to present the expansion of the soy field in Brazil, which was estrategic for the brazilian state too became the leadership of agricultural expansion in the last few years. The purpose is to show that many agrarian political was given as encouragement in the time, mostly in the military government which allowed to have a transmutation of “soybean” in “agribusiness”. We are going to make an analysis of the expansion factors of the product in the international market, realizing the limiting factors in the time of commercialization of them. Understanding that this economic activity will have a bunch of agents, since the fabrication of inputs until the processing, distribution and consumption of these products in natura or industrialized. Constituting a process that began with agronomic research to become a product for internal consumption and/or an exportation commodity. This study approaches the subject of the multiple agents involved in this discussion in a collective or individual way, verifying the force that this activity has to influence the society as a whole, transforming the rural and urban sector.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16657
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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