Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16778
Tipo: masterThesis
Título: Dez anos do programa de alfabetização: o que dizem os professores participantes sobre os efeitos provocados pelo programa
Autor(es): Luz, Jéssica do Vale
Orientador: Pereira, Marcos Villela
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
AUDIOVISUAIS (EDUCAÇÃO)
AUDIOVISUAIS - MÉTODOS DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumen: Este trabalho constitui-se como uma investigação sobre efeitos provocados nos professores a partir da participação no Programa de Alfabetização Audiovisual. O programa tem base em Porto Alegre, RS e, em 2018, completou dez anos de existência. A pesquisa relaciona os campos do cinema e da educação com conceitos de experiência estética e formação do sujeito e realizou-se por meio de encontros com docentes que, a partir da participação no programa, relataram mudanças na sua forma de ser professor. A análise das narrativas possibilitou um conjunto de achados sobre a experiência no programa, sugerindo que houve mudanças efetivas nas práticas pedagógicas e nas sensibilidades dos participantes, descritas sob três categorias gerais: mudanças na prática pedagógica, deslocamentos nas sensibilidades e percepção de abertura estética.
This work constitutes a research about effects caused in teachers from the participation in the Programa de Alfabetização Audiovisual. The program is based in Porto Alegre, RS and, in 2018, completed ten years of existence. The research relates the fields of cinema and education with concepts of aesthetic experience and teacher training, and was carried out through meetings with teachers who, from participating in the program, reported changes in their way of being a teacher. The analysis of their narratives enabled a set of findings about the experience in the program, suggesting that there were effective changes in the pedagogical practices and in the participants' sensibilities, described under three general categories: changes in the pedagogical practice, shifts in the sensibilities and perception of aesthetic openness.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16778
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000498370-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,65 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.