Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16778
Type: masterThesis
Title: Dez anos do programa de alfabetização: o que dizem os professores participantes sobre os efeitos provocados pelo programa
Author(s): Luz, Jéssica do Vale
Advisor: Pereira, Marcos Villela
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2020
Keywords: PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
AUDIOVISUAIS (EDUCAÇÃO)
AUDIOVISUAIS - MÉTODOS DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Abstract: Este trabalho constitui-se como uma investigação sobre efeitos provocados nos professores a partir da participação no Programa de Alfabetização Audiovisual. O programa tem base em Porto Alegre, RS e, em 2018, completou dez anos de existência. A pesquisa relaciona os campos do cinema e da educação com conceitos de experiência estética e formação do sujeito e realizou-se por meio de encontros com docentes que, a partir da participação no programa, relataram mudanças na sua forma de ser professor. A análise das narrativas possibilitou um conjunto de achados sobre a experiência no programa, sugerindo que houve mudanças efetivas nas práticas pedagógicas e nas sensibilidades dos participantes, descritas sob três categorias gerais: mudanças na prática pedagógica, deslocamentos nas sensibilidades e percepção de abertura estética.
This work constitutes a research about effects caused in teachers from the participation in the Programa de Alfabetização Audiovisual. The program is based in Porto Alegre, RS and, in 2018, completed ten years of existence. The research relates the fields of cinema and education with concepts of aesthetic experience and teacher training, and was carried out through meetings with teachers who, from participating in the program, reported changes in their way of being a teacher. The analysis of their narratives enabled a set of findings about the experience in the program, suggesting that there were effective changes in the pedagogical practices and in the participants' sensibilities, described under three general categories: changes in the pedagogical practice, shifts in the sensibilities and perception of aesthetic openness.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16778
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000498370-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,65 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.