Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16846
Type: doctoralThesis
Title: Leal, Santos & C. - A história da fábrica através do seu biscoito: produção, venda, consumo e musealização
Author(s): Nery, Olivia Silva
Advisor: Fay, Cláudia Musa
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2020
Keywords: INDÚSTRIA - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
INDUSTRIALIZAÇÃO
ECONOMIA
HISTÓRIA
Abstract: Esta tese versa sobre a história da Fábrica Leal Santos & C., fundada em 1889 na cidade do Rio Grande (RS) e em Lisboa (Portugal). A problemática principal é perceber a história da fábrica – que iniciou suas atividades produzindo conservas e biscoitos – através do seu biscoito, e qual o papel ocupado pela Leal Santos no cenário industrial regional e nacional entre 1889-1918. Através de um estudo interdisciplinar, calcado também dentro das questões da História Empresarial, esse trabalho busca compreender a trajetória dessa empresa através do produto que foi essencial na sua construção e consolidação no mercado nacional, no ramo de biscoitos. Para isso, utilizei a imprensa, propaganda e narrativas como fontes para traçar o que denominei por trajetória biográfica do biscoito. A partir daí, tracei o processo de criação da fábrica, o cenário industrial do período, a contribuição da Leal Santos no ramo dos biscoitos industriais, e os valores simbólicos e distintivos atribuídos a esse produto. A metodologia utilizada durante essa pesquisa foi, fundamentalmente, a Análise de Conteúdo, que proporcionou uma investigação quanti e qualitativa dos dados.Dividido em quatro partes, que correspondem às etapas da vida desse biscoito, o trabalho apresenta como seus fundadores construíram a fábrica dentro de um cenário de industrialização, tanto no Brasil e em Portugal; como a imprensa auxiliou no processo de construção de uma imagem empresarial ligada ao progresso e à modernidade da Belle Époque; e de que forma a Leal Santos utilizou a propaganda e a imprensa para produzir e vender um bem de consumo de distinção social. E ainda, como mesmo após o encerramento de sua produção (década de 1960) os biscoitos Leal Santos continuaram sendo referência memorial e identitária do período estudado e como a sua musealização pode ser vista como parte da relação entre fábrica e sociedade. Essa análise permitiu compreender que a Fábrica Leal, Santos & C., apesar de estar localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul, teve uma importante contribuição no cenário industrial da região, e também do país, sobretudo no ramo dos biscoitos – contribuindo ativamente para a consolidação desse mercado. Esta pesquisa também concluiu que a Leal Santos foi uma empresa familiar fruto do seu tempo, criada e moldada dentro dos valores e necessidades do período, bem como uma empresa do Rio Grande do Sul que se consolidou, através do biscoito, no cenário nacional como uma empresa de qualidade, progresso e modernidade.
This Thesis deals with the history of the Leal Santos & Co factory, founded in 1889, in Rio Grande city, state of Rio Grande do Sul, and in Lisboa (Portugal). The main issue it is to undestand the history of the factory - which started its activities producing pickled and cookies - through its biscuit, and what role Leal Santos played in the regional and national industrial scene between 1889-1918. Through an interdisciplinary study, also based on the issues of Business History, this work seeks to understand the trajectory of this company through the product that was essential in its construction and consolidation in the national market, in the field of cookies. For this, I used the press, advertising and narratives as sources to trace what I called the biographical trajectory of the biscuit. From there, I traced the process of creating the factory, the industrial scenario of the period, the contribution of Leal Santos in the field of industrial cookies, and the symbolic and distinctive values attributed to this product. The methodology used during this research was, fundamentally, Content Analysis, which provided a quantitative and qualitative investigation of the data.Divided into four parts, which correspond to the life stages of this cookie, the work presents how its founders founded the factory within an industrialization scenario, both in Brazil and in Portugal; how the press helped in the process of building a business image linked to Belle Époque's progress and modernity; and how Leal Santos used advertising and the press to produce and sell a product of social distinction. And yet, even after the end of their production (1960s) Leal Santos cookies continued to be a memorial and identity reference of the period studied and how their musealization can be seen as part of the relationship between factory and society. This analysis allowed us to understand that Leal, Santos & Co Factory., despite being located in the extreme south of Rio Grande do Sul, had an important contribution in the industrial scenario of the region, and also of the country, especially in the biscuit business - contributing actively for the consolidation of that market. This research also concluded that Leal Santos was a family business resulting from its time, created and shaped within the values and needs of the period, as well as a company in Rio Grande do Sul that consolidated itself, through the biscuit, in the national scene as a company of quality, progress and modernity.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16846
Appears in Collections:Dissertação e Tese

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