Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16866
Type: doctoralThesis
Title: A experiência do trote: um caminho para a inserção na escola
Author(s): Castillo, Leila de Almeida
Advisor: Santos, Andréia Mendes dos
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2020
Keywords: INCLUSÃO ESCOLAR
TROTE UNIVERSITÁRIO
EDUCAÇÃO
Abstract: O trote é um elemento presente nas instituições de ensino, mas não é tratado de forma pedagógica e institucional. É uma atividade presente no universo estudantil, principalmente para marcar a passagem do/a estudante de uma etapa da educação para outra. No IFRS campus Sertão acontece, quando no ingresso do/a estudante na instituição, por meio de uma atividade planejada pelos/as “veteranos/as”. A tese busca comprovar que a experiência do trote tem capacidade formadora, desde que seja discutida e reconhecida de forma coletiva e corresponsável na instituição de ensino, podendo se apresentar como um importante meio de promoção da inserção de estudantes recém-chegados/as para essa nova etapa estudantil. Para compreender a experiência do trote como processo formador, estudamos o conceito de experiência a partir de Dewey, Larrosa Bondia, Thompson e Josso. Como base empírica para a defesa desta tese, foi desenvolvida uma pesquisa, com a finalidade de analisar se na experiência do trote existem as condições que possibilitam o desenvolvimento formativo de estudantes ingressantes no Ensino Médio no Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFRS Campus Sertão. Foi possível verificar as manifestações da ritualização e, a partir da experiência do trote apontar elementos de um processo formador para novas aprendizagens, além de dirimir o potencial excludente para a inserção na escola.O percurso metodológico ocorreu, por meio de uma pesquisa qualitativa desenvolvendo-se, mediante minhas experiências no campus, com base nos estudos de narrativas e histórias de vida de Josso e Abrahão, na análise de documentos e registros (escritos, falados, fotografados) que constam nos arquivos do Departamento de Assistência Estudantil, na Biblioteca e no Memorial IFRS do campus Sertão. Concluiu-se que a experiência do trote, a qual deve acontecer de forma não violenta, a fim de eliminar ao máximo o seu potencial excludente, é um elemento importante que demarca uma fase da vida estudantil e a sua ritualização pode promover o acolhimento na instituição se trabalhado com as partes envolvidas de forma corresponsável. Com base na experiência do trote, de acordo com a perspectiva do Trote Acolhedor, os/as estudantes têm a oportunidade de vivenciar sentimentos de pertencimento e bem-estar e a estes se pode atribuir um melhor aproveitamento institucional, no que se refere ao acesso de forma acolhedora, à permanência, ao êxito e à inclusão.
Hazing is an element present in educational institutions, but it is not treated in a pedagogical and institutional way. It is an activity present in the student universe, mainly to mark the transition of the student from one stage of education to another. At IFRS campus Sertão, it happens when the student enters the institution, in an activity planned by the “senior members”. The dissertation seeks to prove that the experience of hazing has an educational capacity as long as it is discussed and recognized collectively and coresponsible in the educational institution, being able to present itself as an important means of promoting the insertion of newly arrived students for this new phase of their lives. To understand the experience of hazing as a forming process, we studied the concept of experience from Dewey, Larrosa Bondia, Thompson and Josso. As an empirical basis for the defense of this dissertation, a research was developed in order to analyze whether in the experience of hazing there are the conditions that enable the formative development of students entering High School in the Technical Course in Integrated Agriculture at IFRS Campus Sertão. It was possible to verify the manifestations of ritualization and, from the experience of hazing, to point out elements of a formative process for new learning, in addition to resolving the exclusionary potential for inclusion in the school.The methodological path took place through a qualitative research developing, from my experiences on campus, based on the studies of narratives and life stories of Josso and Abrahão, in the analysis of documents and records (written, spoken, photographed) that appear in the archives of the Department of Student Assistance, in the Library and in the IFRS Memorial of the Sertão campus. It was concluded that the experience of hazing, which must happen in a nonviolent way, in order to eliminate as much as possible its exclusionary potential, is an important element that marks a phase of student life and its ritualization can promote the welcoming in the institution if worked with the parties involved in a co-responsible way. From the experience of hazing, from the perspective of the welcoming hazing, students have the opportunity to experience feelings of belonging and well-being and these can be attributed to a better institutional use, with regard to access in a welcoming way, permanence, accomplishment and inclusion.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16866
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000498803-Texto+completo-0.pdfTexto completo3,06 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.