Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/16920
Type: masterThesis
Title: Reservas cognitivas no envelhecimento típico e com declínio cognitivo: ênfase na leitura e na escolaridade
Author(s): Dias, Cintia Alves
Advisor: Scherer, Lilian Cristine
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2020
Keywords: HÁBITO DE LEITURA
DOENÇA DE ALZHEIMER
ENVELHECIMENTO
ESCOLARIDADE
NARRATIVA
Abstract: Com o aumento da expectativa de vida e, assim, o crescimento da população idosa, seria inevitável que as dificuldades relacionadas a questões físicas, sociais e cognitivas deste público ficassem ainda mais evidentes, nacional e mundialmente. Uma delas é o aumento nos casos das doenças demenciais, pois a tendência em se desenvolver demência aumenta com o avanço da idade. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo trazer uma discussão sobre o papel das reservas cognitivas e analisar de que forma fatores como a escolaridade e hábitos de leitura e de escrita podem auxiliar em uma preservação da cognição e da linguagem no envelhecimento. Para isso, foram abordados, neste estudo, os tipos de demência, com ênfase na Doença de Alzheimer, responsável por até 60% dos casos. Além disso, foram apresentados dados sobre as políticas públicas existentes para essa faixa etária no país, seguindo-se as discussões sobre o impacto da leitura, escrita e escolaridade na preservação da linguagem e da cognição no envelhecimento, fatores estes integrantes das reservas cognitivas. Como resultados, verificou-se a necessidade de atualização e a criação de políticas públicas de prevenção e o desenvolvimento de estratégias para que haja um retardo nos novos casos de doenças demenciais. Considerando que a escolaridade, assim como hábitos de leitura e escrita, aspectos ainda pouco estudados, podem auxiliar na construção da reserva cognitiva e ser uma ferramenta para colaborar no cumprimento dessas estratégias, ressalta-se a importância desta temática, a fim de prevenir ou amenizar o desenvolvimento de doenças demenciais futuramente.
With the increase in life expectancy due to the growth of the elderly population, it would be inevitable that the difficulties related to physical, social and cognitive issues of this population would become even more evident, nationally and worldwide. One of them is the increase in cases of dementia, as the tendency to develop dementia increases with advancing age. Therefore, this study aimed to bring up a discussion about the role of cognitive reserves and how factors such as education and reading and writing habits can help to preserve cognition and language in aging. For reach this aim, the types of dementia were addressed in this study, with an emphasis on Alzheimer's Disease, responsible for up to 60% of cases. In addition, data on existing public policies for this age group in our country were presented, followed by discussions on the impact of reading, writing and schooling on the preservation of language and cognition in aging, factors that are part of cognitive reserves. Results showed that there is a need for updating and the creation of public prevention policies and the development of strategies so that there is a delay in new cases of dementia diseases. Considering that education, as well as reading and writing habits - aspects that have scarcely been studied - can help building cognitive reserve and be a tool to collaborate in the fulfillment of these strategies, the importance of this theme is emphasized, in order to prevent or minimize the development of dementia diseases in the future.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16920
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000498885-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,03 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.