Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16984
Tipo: doctoralThesis
Título: Ensino técnico e formação docente: reflexões em tempos líquidos e ofertas abundantes
Autor(es): Santos, Tatiana Fruscalso dos
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CIBERCULTURA
TECNOLOGIA DIGITAL
EDUCAÇÃO
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, inserida na linha de pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação – FOPPE, investigou as ações relacionadas à formação dos docentes que atuam no ensino técnico, em tempos de estruturas e crenças líquidas. A investigação utilizou a abordagem de cunho qualitativo, apoiada num estudo de caso, em que se buscam dados relacionados à opinião de uma parte dos atores que atuam neste ecossistema escolar. Ao compor o referencial teórico, destacam-se como pontos importantes a trajetória do ensino técnico no contexto nacional atrelado às políticas públicas e às tecnologias digitais. A partir da revisão sistemática de literatura, foi possível compreender o cenário atual através das publicações percorridas durante o estudo, sendo que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho afetam o conceito tradicional de ensino técnico. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como Toffler (2012), Friedman (2014), Bauman (2001), Lévy (1994, 1999), Santos (2000, 2008), Saviani (2007), Weller (2011), Perrenoud, (2000), entre outros. Para a produção dos dados, utilizamos como instrumentos entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Como método de análise dos dados, é utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi.Concluímos, com este estudo, que, certamente, a formação dos professores para atuar no ensino técnico não se estingue nos cursos de licenciatura/bacharelado ou na formação pedagógica complementar. O entendimento de formação inicial, não como ideia de imperfeição, mas sim de continuidade, reflete a dinamicidade do mundo no qual estamos vivendo. Os professores do ensino técnico precisam ter, além da formação específica na área de atuação do curso, formação pedagógica que contemple aspectos relacionados à inovação/adequação das práticas pedagógicas e fluência tecnológica, a fim de preparar o futuro profissional para o fazer técnico e o conceito que defendemos. O que se concretizou através deste estudo é que ensino técnico caracteriza-se como o ensino visando ao fazer técnico. Contudo, não pode ser entendido como procedural, tecnicista e desprovido de reflexão, ao contrário disso, esse fazer caracteriza-se pela competência, criatividade e inovação, uma vez que deve/pode atender demandas de formação relacionadas ao momento em que a sociedade se encontra, em nível de necessidades prementes.
This research is linked to the Graduate Program of the Escola de Humanidades at the Catholic Pontifical University of Rio Grande do Sul (PUCRS) and it is part of the FOPPE research line (Education, Policies and Practices in Education). We investigated the actions related to the education for teachers who work in Vocational School in times of liquid structures and beliefs. For this investigation, we used a qualitative approach in a case study seeking data related to the opinion of the ones who are part of the school ecosystem. In the theoretical framework, there are some important issues such as the trajectory of Vocational Education in national context together with public policies and digital technologies. By means of a systemic review of the literature, it was possible to understand the current scenario through the publications covered in this study. We also observed that the changes in the world of work affect the traditional concept of vocational education. Our theoretical contributions are based in authors such as Toffler (2012), Friedman (2014), Bauman (2001), Lévy (1994, 1999), Santos (2000, 2008), Saviani (2007), Weller (2011), and Perrenoud (2000).For the data collection, we used semistructured interviewed and the analysis of documents. The method of data analysis used was the Discursive textual analysis by Moraes and Galiazzi. This study might lead us to conclude that vocational education teachers’ training does not end in bachelor's degree or in additional pedagogical education. To understand initial education not as an idea of imperfection but as a continuity reflects on this dynamic world that we live. Besides the specific training regarding the field of the course, Vocational Education teachers should have a pedagogical education which encompasses some aspects related to the innovation and adequacy of pedagogical practices and technological fluency to enable future professionals to the technical making. Our study defends that vocational education aims at focusing on technical making. However, this cannot be understood as a procedural, technicist activity devoid of reflection. Instead, it is characterized by the competence, creativity and innovation, since it should/can meet all the quests related to the current moment of the society and its urgent needs.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16984
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000498995-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,66 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.