Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16997
Tipo: masterThesis
Título: As mulheres em cena: estudo do teatro de Alfonsina Storni e Beatriz Guido em relação à modernidade Argentina
Autor(es): Cadó, Nathalia Maynart
Orientador: Kohlrausch, Regina
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: TEATRO ARGENTINO - HISTÓRIA E CRÍTICA
TEATRO ARGENTINO
LITERATURA ARGENTINA
MULHERES
LITERATURA
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo central analisar a dramaturgia feminina argentina do século XX em duas etapas distintas: a primeira, de Alfonsina Storni e sua peça Polixena y la Cocinerita; seguidamente, com Beatriz Guido na obra Soledad y el Incendiario a qual, embora seja classificada como fotonovela, deu-se um olhar a ela como um texto teatral, ao observar que contém muitas características em comum com o drama e também com a afirmação de Emil Staiger (1975) ao dizer que todo texto pode ser adaptado aos palcos, desde que o autor tenha ciência e conhecimento do âmbito teatral. A principal questão que a pesquisa quis responder foi: considerando o forte impulso modernizante do século XX em Buenos Aires e todas as mudanças causadas no meio cultural, quais elementos históricos oriundos deste período de urbanização e modernidade podem ser encontrados e analisados nas peças teatrais já mencionadas, de Alfonsina Storni e Beatriz Guido? Diante disso, a discussão do trabalho teve como foco a busca de marcas da história no período em que essas escritoras viveram, contextualizadas em um processo de modernização argentina, sobretudo em sua capital Buenos Aires.O delineamento desta dissertação tem como base os conceitos de representatividade, de Angel Rama, modernidade tardia, de Ana Pizarro, que evidenciaram a modernidade na América Latina no século XX como um todo e respeitando o desenvolvimento próprio de cada região, e cultura de mescla, de Beatriz Sarlo, que definiu o momento de Buenos Aires principalmente entre os anos 1920 a 1930. As três noções valorizam a perspectiva histórica do continente, o que é fundamental para discutir tais situações passadas no texto literário. Examinando as obras de Storni e Guido, presencia-se que ambas colocaram em cena mulheres que retratam a sociedade na época, colidindo com períodos históricos que a visibilidade feminina foi questionada. Dessa forma, a investigação considera a representação da mulher como uma referência do espaço urbano argentino e também da modernidade latino-americana, que é o que está indicado nas peças. O estudo também contempla um panorama do teatro argentino nas fases mais importantes do século XX e há como principal orientação teórica autores que abordam o teatro em sua relação histórica, articulando tópicos com as peças de Storni e Guido.
The main objective of this work is to understand the Argentine female dramaturgy of the 20th century in two distinct stages. First, by Alfonsina Storni and her play Polixena y la Cocinerita; then, with Beatriz Guido in the work Soledad y el Incendiario which, although it is classified as a photonovel, was considered as a theatrical text, observing that it contains many characteristics in common with the drama and also with the statement of Emil Staiger (1975). According to him, any text can be adapted to the stage, as long as the author has the science and knowledge of the theatrical scope. The main question this research wanted to answer was: considering the strong modernizing impulse of the 20th century in Buenos Aires and all the changes caused in the cultural environment, which historical elements from this period of urbanization and modernity can be found and analyzed in the plays already mentioned, by Alfonsina Storni and Beatriz Guido? Therefore, the discussion of the work focused on the search for historical marks in the period in which these writers lived, contextualized in a process of Argentine modernization, especially in their capital, Buenos Aires.The outline of this dissertation is based on the concepts of representatividade, by Angel Rama; modernidade tardia, by Ana Pizarro, which showed modernity in Latin America in the 20th century as a whole and respecting the specific development of each region; and cultura de mescla, by Beatriz Sarlo, who defined the moment in Buenos Aires mainly between the 1920s and 1930s. The three notions prize the continent's historical perspective, which is key to discuss such past situations in the literary text. Examining the works of Storni and Guido, one can see that both put on the scene women who portray society at the time, clashing with historical periods in which female visibility was questioned. Thus, the investigation considers the representation of women as a reference in the Argentine urban space and also in Latin American modernity, which is what is indicated in the plays. The study also contemplates an overview of Argentine theater in the most important phases of the 20th century. Also, as the main theoretical orientation, there are authors who approach theater in its historical relationship, articulating topics with the plays by Storni and Guido.
URI: https://hdl.handle.net/10923/16997
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000499189-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,04 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.