Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/17019
Tipo: doctoralThesis
Título: Leitura de textos de estilo neutro-objetivo: uma proposta pela perspectiva do Círculo de Bakhtin
Autor(es): Silveira, Maristela Schleicher
Orientador: Delanoy, Cláudio Primo
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: 
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: LEITURA - COMPREENSÃO
DIALOGISMO
LINGUÍSTICA
Resumen: O ensino de leitura é um dos grandes desafios dos professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Ao perceber que os estudantes do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial têm dificuldades de compreensão por meio da leitura, consideramos relevante desenvolver tarefas de leitura de um gênero discursivo relacionado às necessidades desses estudantes. As tarefas foram desenvolvidas à luz da teoria do Círculo de Bakhtin, visto que o dialogismo é o princípio constitutivo do enunciado e, desse modo, o sentido é construído por meio da interação discursiva. Os objetivos deste estudo envolveram uma reflexão sobre leitura a partir do Círculo e o desenvolvimento de tarefas de leitura a partir de um artigo científico. As questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: (1) Como os conceitos das reflexões do Círculo de Bakhtin podem contribuir para o ensino de leitura? (2) Que tarefas de leitura podem ser propostas para que os acadêmicos de cursos superiores de tecnologia do SENAI compreendam textos de estilo neutro-objetivo? Escolhemos como base para o desenvolvimento das questões o artigo intitulado Integração da IOT e Arduino para avaliação da qualidade do leite: uma revisão sistemática. Foram elaboradas 22 questões que exploram a leitura do artigo científico de modo linear com foco na função, na construção composicional e no sentido. Neste estudo, além das questões, dos comentários e respostas esperadas, apresentamos uma sugestão de aplicação do roteiro elaborado.
The teaching of reading is one of the great challenges of teachers and professors on Basic and Higher education. Realizing that students from SENAI College (Brazilian National Service for Industrial Training) have difficulties understanding through reading, we consider important to develop reading tasks of a discursive genre related to the needs of these undergraduates. The tasks were developed according to Bakhtin Circle theory, since dialogism is the constitutive principle of the statement and, therefore, the meaning is constructed through discursive interaction. The objectives of this study involved a reflection on reading from the Bakhtin Circle and the development of reading exercises from a scientific article. The questions that guided the development of the research were: (1) How the concepts of the reflections of the Bakhtin Circle contribute to the teaching of reading? (2) What reading tasks can be proposed so that academics from higher education courses of technology at SENAI understand objective-neutral texts? We chose as the basis for the development of the questions the article entitled “Integration of IOT and Arduino to assess milk quality: a systematic review.”. Thus, twenty-two questions were elaborated, exploring the scientific reading in a linear manner with a focus on function, construction compositional, and in the sense. In this study, in addition to the questions, comments and expected answers, we present a suggested application of the elaborated script.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17019
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000499373-Texto+completo-0.pdfTexto completo39,24 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.