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https://hdl.handle.net/10923/17035
Tipo: | masterThesis |
Título: | Dilemas e desafios do processo de participação na área da saúde: uma análise a partir da produção científica do Serviço Social |
Autor(es): | Ronsani, Ana Paula Vargas |
Orientador: | Bellini, Maria Isabel Barros |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Data de Publicação: | 2021 |
Palavras-chave: | PRODUÇÃO CIENTÍFICA SAÚDE SERVIÇO SOCIAL |
Resumo: | Esta dissertação investigou como o tema da participação vem sendo discutido nas produções científicas do Serviço Social, no período de 1990 a 2018. Para constituir esta pesquisa, foram problematizadas algumas questões tais como: como é discutido o tema nas produções científicas, considerando as conjunturas e determinações sócio-políticas e econômicas; quais os recursos/estratégias apontados na produção que contribuem ou limitam a participação; como contribuir para qualificar a intervenção da categoria a fim de ampliar o debate acerca do tema. Com o intuito de responder as indagações supracitadas, a pesquisa foi fundamentada pelo método materialista dialético histórico crítico de corrente Marxista, pois esta possibilitou analisar a realidade social através de interpretações históricas e transformações sociais. Dessa forma, a concepção de participação se relaciona com categorias essenciais do método, sendo eles: a historicidade, totalidade, contradição e mediação. O estudo caracterizou-se de abordagem mista, ancorando-se na pesquisa bibliográfica utilizada por Roque Moraes (1999). As fontes para coleta de dados foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Revistas da Área do Serviço Social com Qualis Capes A1, A2. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionadas 33 produções para o corpus de análise dessa dissertação. Os resultados trouxeram a participação como construção coletiva, direito e exercício da cidadania; os recursos explanados nas produções que contribuem para a participação direcionam ações em espaços institucionalizados, como os conselhos; o fazer profissional está diretamente amparado no projeto ético-político profissional vinculado a ações educativas.
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URI: | https://hdl.handle.net/10923/17035 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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