Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17046
Tipo: doctoralThesis
Título: Jornalismo em vídeo gerado por inteligência artificial: narrativas e credibilidade
Autor(es): Barbizan, Silvio Nestor
Orientador: Finger, Cristiane
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: JORNALISMO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
INFORMAÇÃO ELETRÔNICA
COMUNICAÇÃO
Resumo: Este trabalho trata de notícias em vídeo geradas por sistema de Inteligência Artificial. O uso de programas de automação nas redações é crescente e faz chegar ao público um volume cada vez maior dessas produções. A adoção desses sistemas acarreta mudanças nas práticas tradicionais de confecção de notícias, já que os algoritmos substituem o homem na captação, na organização e na distribuição das informações. Há reflexos também no formato das notícias. Com os objetivos de identificar características próprias desses vídeos e descobrir quais são as estratégias de credibilidade e qual o papel do jornalista nessas construções, foi feita uma análise sobre as narrativas dessas produções. Os referenciais teóricos para isso são, entre outros, Sodré (1977, 2009a, 2009b), Motta (1999, 2008, 2013), Cannito (2010), Mota (2001), Becker (2018), Vizeu (2002) e Mourão (2001), que tratam de narrativa, narrativa audiovisual e edição.Quanto à automação jornalística, os conceitos centrais são de Diakopoulos (2018, 2019, 2020), Dörr (2016) e Latar (2018), e entre os brasileiros têm-se Squirra e Carreira (2018). Tendo como metodologia a Análise de Conteúdo, foi, inicialmente, proposta uma classificação das narrativas jornalísticas audiovisuais geradas automaticamente em três tipos: básica, diversificada e mimética. Em seguida, cada um dos tipos foi analisado em detalhes sob a perspectiva das imagens, dos sons e dos textos. O estudo revelou a ausência de jornalistas nas narrativas e a consequente reestruturação da relação de credibilidade, tendo como um novo agente a própria tecnologia. Foi constatada, também, a adoção da objetividade e do distanciamento como estratégias de atratividade e de credibilidade.
This work deals with video news generated by the Artificial Intelligence system. The use of automation programs in newsrooms is growing and brings to the public an increasing volume of these productions. The adoption of these systems leads to changes in the traditional news-making practices since the algorithms replace man in capturing, organizing, and distributing information. There are also reflections on the format of the news. With the objective of identifying the characteristics of these videos and discovering the credibility strategies and the role of the journalist in these constructions, an analysis was made about the narratives of these productions. The theoretical references for this are, among others, Sodré (1977, 2009a, 2009b), Motta (1999, 2008, 2013), Cannito (2010), Mota (2001), Becker (2018), Vizeu (2002), and Mourão (2001) that deal with narrative, audiovisual narrative, and editing.As for journalistic automation, the central concepts are of Diakopoulos (2018, 2019, 2020), Dörr (2016), and Latar (2018), and among Brazilians there are Squirra and Carreira (2018). Using Content Analysis as a methodology, it was initially proposed a classification of the automatically generated audiovisual journalistic narratives into three types: basic, diversified, and mimetic. Then, each type was analyzed in detail from the perspective of images, sounds and texts. The study revealed the absence of journalists in the narratives and the consequent restructuring of the credibility relationship with the technology itself as a new agent. The adoption of objectivity and distancing as strategies of attractiveness and credibility was also observed.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17046
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