Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/17314
Tipo: masterThesis
Título: A manifestação das dimensões de cultura organizacional e de memória empresarial: uma análise de discursos e documentos da Varig
Autor(es): Souza, Scarlet Alencastro Vanin Dutra de
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: CULTURA ORGANIZACIONAL
MEMÓRIA INSTITUCIONAL
VARIG - HISTÓRIA
COMUNICAÇÃO
Resumen: Os estudos de cultura organizacional e de memória empresarial são recentes no Brasil, datados nos anos 70 e 80, respectivamente. Apesar de as pesquisas sobre o tema terem se tornado latentes nos últimos anos, o número de trabalhos ainda é baixo e não exploram cultura organizacional e memória empresarial como aliadas no meio da comunicação, fazendo com que a presente pesquisa se justifique pelo seu ineditismo no meio acadêmico, auxiliando mercado e academia. O objetivo deste trabalho é compreender a manifestação das dimensões de cultura organizacional e de memória empresarial nos discursos de antigos funcionários da Varig. As dimensões selecionadas são simbólica (BARBOSA, 2014), para cultura organizacional, e memória individual e coletiva (HALBWACHS, 2006), para memória empresarial. Para se chegar a este objetivo, foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2010), pesquisa documental (MOREIRA, 2010) e análise de discursos (CHARAUDEAU, 2001; 2004; 2010; 2014), a partir da coleta de materiais institucionais, pesquisas teóricas e seis depoimentos de antigos funcionários da Varig. O presente trabalho encontra-se dividido em cinco capítulos, sendo o primeiro designado “Percurso Metodológico: da análise documental à análise de discursos”, utilizando como principais autores Marconi e Lakatos (2003), Lima e Mioto (2007), Gil (2008), Stumpf (2010), Moreira (2010), Charaudeau (2001; 2004; 2010; 2014) e Maingueneau (2004).O segundo capítulo, intitulado “Interfaces da Cultura: um olhar simbólico”, tem como principais autores Bourdieu (1983; 2003), Hall (2006), Eagleton (2006), Marchiori (2014; 2017), Freitas (1999; 2002) e Tavares (1991). O terceiro capítulo, denominado “Memória: conceitos, abordagens e perspectivas” tem como principais autores Halbwachs (2006), Nora (1993), Nassar (2016; 2013; 2012a; 2012b; 2004), Cogo (2013), Le Goff (2003), Pollak (1992) e Ricoeur (2007). O quarto capítulo, alcunhado “História da Viação Aérea Rio-grandense (Varig)”, tem como principais autores Fay e Oliveira (2017; 2009), Oliveira (2011), Ribeiro (2008), Ermakoff (2002) e Flores Jr. (1997). Por fim, encontra-se a análise do material selecionado, ancorado na perspectiva de análise de discursos de Charaudeau (2001; 2004; 2010; 2014), onde buscou se responder ao questionamento norteador da pesquisa: como a cultura organizacional e a memória empresarial se manifestam nos discursos de antigos funcionários da Varig? A partir da leitura e análise dos depoimentos, alicerçados aos materiais institucionais apresentados, foi possível identificar as dimensões e justifica-las. Entre os principais resultados encontrados, estão a presença da dimensão simbólica de cultura organizacional na valorização da organização pelo funcionário, na valorização do funcionário pela organização, e na construção de imagem e identidade da instituição. Já a dimensão de memória individual e coletiva se encontra presente em falas pontuais dos depoentes, a partir da utilização de termos específicos, e materiais institucionais.
Studies of organizational culture and corporate memory are recent in Brazil, dating from the 1970s and 1980s, respectively. Although research on the topic has become latent in recent years, the number of studies is still low and they don’t explore organizational culture and business memory as allies in the media, making this research justified by its originality in the media academic, helping the market and academia. The objective of this work is to understand the manifestation of the dimensions of organizational culture and corporate memory from speeches of former Varig employees. The selected dimensions are: symbolic (BARBOSA, 2014), for organizational culture, and individual and collective memory (HALBWACHS, 2006), for business memory. To achieve this objective, the techniques of bibliographic research (STUMPF, 2010), documentary research (MOREIRA, 2010) and discourse analysis (CHARAUDEAU, 2001; 2004; 2010; 2014) were used, based on the collection of institutional materials, theoretical research and six testimonies from previous Varig employees. The present work is divided into five chapters, the first being designated “Methodological Path: from document analysis to discourse analysis”, using as main authors Marconi and Lakatos (2003), Lima and Mioto (2007), Gil (2008) , Stumpf (2010), Moreira (2010), Charaudeau (2001; 2004; 2010; 2014) and Maingueneau (2004).The second chapter, entitled “Interfaces of Culture: a symbolic look”, has Bourdieu (1983; 2003), Hall (2006), Eagleton (2006), Marchiori (2014; 2017), Freitas (1999; 2002) and Tavares (1991). The third chapter, called “Memory: concepts, approaches and perspectives” has as main authors Halbwachs (2006), Nora (1993), Nassar (2016; 2013; 2012a; 2012b; 2004), Cogo (2013), Le Goff (2003), Pollak (1992) and Ricoeur (2007). The fourth chapter, nicknamed “History of Viação Aérea Rio-grandense (Varig)”, has as main authors Fay and Oliveira (2017; 2009), Oliveira (2011), Ribeiro (2008), Ermakoff (2002) and Flores Jr. (1997). Finally, there is an analysis of the selected material, anchored in the perspective of discourse analysis by Charaudeau (2001; 2004; 2010; 2014), where we sought to answer the guiding question of the research: how organizational culture and business memory manifest themselves in the speeches of former Varig employees? From reading and analyzing the testimonies, based on the institutional materials presented, it was possible to identify the dimensions and justify them. Among the main results found, are the presence of the symbolic dimension of organizational culture in the valuation of the organization by the employee, in the valuation of the employee by the organization, and in the construction of the institution’s image and identity. The dimension of individual and collective memory is already presente in the speeches of the interviewees, based on the use of specific terms and institutional materials.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17314
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000499849-Texto+completo-0.pdfTexto completo3,88 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.