Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/17349
Tipo: masterThesis
Título: Levando a piada a sério: o texto humorístico do entretenimento político
Orientador: Wainberg, Jacques Alkalai
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: POLÍTICA
ENTRETENIMENTO
HUMOR
COMUNICAÇÃO - ESTUDO E ENSINO
COMUNICAÇÃO
Resumen: O humor é parte da natureza humana. A busca através da história pela compreensão da sua origem e seus efeitos demonstrou a capacidade do humor de promover alívio momentâneo ou canalizar a energia em sentido prático (MORREALL, 2009; SALIBA, 2018). Não é à toa que a comédia tem sido aplicada como estratégia com efeitos políticos há um bom tempo (BAKHTIN, 1993). Nos meios de comunicação, formatos de programação que exploram e discutem assuntos políticos por um viés cômico são recorrentes e fazem parte do modo discursivo que Young e Gray (2015) intitularam de “entretenimento político”. Neste estudo, o texto humorístico do formato recebeu atenção. Buscou-se identificar e compreender as características das piadas desse formato em sua manifestação no ambiente midiático contemporâneo brasileiro e estadunidense, analisando três exemplos: Full Frontal with Samantha Bee, The Late Show with Stephen Colbert e Greg News com Gregório Duvivier. Os resultados demonstram a compatibilidade do texto humorístico do entretenimento político com o formato da piada e revelam seus mecanismos provocadores do riso, seus alvos e sua relação com o contexto político do período. Ao final, foi possível expandir a compreensão a respeito do entretenimento político e do humor no seu uso como estratégia de comunicação.
Humor is part of the human nature. The quest, throughout history, to understand its origins and effects demonstrated humor’s ability to promote momentary relief or channel energy into practice (MORREALL, 2009; SALIBA, 2018). It doesn’t come as a surprise that comedy has been applied as strategy with political effect for a long time (BAKHTIN, 1993). On media, programming that explores and discussess political affairs through a comedic outlook are recurrent and make up the discursive mode named by Young and Gray (2015) as “political entertainment”. In this study, the format’s humorous text received attention. We set to identify and comprehend the political entertainment jokes’ characteristics and its manifestation in the current media environment, both in Brazil and the U.S, through three examples: Full Frontal with Samantha Bee, The Late Show with Stephen Colbert e Greg News com Gregório Duvivier. The results show a consistency between the political entertainment’s humorous text and the joke format, and unviel its laugh-provoking mechanisms, targets and its relation to the political context of said period. Ultimately, it was possible to expand the understanding about political entertainment and humor in its use as a communication strategy.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17349
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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