Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/17527
Tipo: doctoralThesis
Título: Saberes e fazeres docentes na educação infantil: tempos formativos e a constituição da docência
Autor(es): Silveira, Carla Tatiana Moreira do Amaral
Orientador: Kampff, Adriana Justin Cerveira
Rozek, Marlene
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORES
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO
Resumo: O presente estudo objetiva analisar e compreender quais as experiências formativas são constituidoras dos saberes e fazeres da docência na Educação Infantil. Parte de uma perspectiva qualitativa, utilizando-se de entrevista semiestruturada (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e de grupo focal (BAUER; GASKELL, 2002) como estratégia metodológica para a coleta de dados. Os sujeitos do estudo foram professoras que atuam com a Educação Infantil, cujo cenário foi uma escola de Educação Infantil pública, localizada na Serra Gaúcha. Para a análise do material, a pesquisa apoiouse na Análise de Conteúdo, de Bardin (2009). Desse processo, cinco categorias foram analisadas e evidenciaram os tempos formativos vividos pelas professoras na constituição dos seus saberes e fazeres. Esses tempos revelaram, entre outros aspectos, a importância de modificação na estrutura curricular dos cursos de formação inicial, para que novas bases teóricas possam ser investidas, destacando as peculiaridades da docência na/para a Educação Infantil. Na formação continuada, as práticas coletivas se manifestaram como possibilidade para a ampliação de novos caminhos constitutivos na docência. As participantes deste estudo também demonstraram compreender o quanto a BNCC e as abordagens específicas sobre a infância têm oportunizado reflexões docentes importantes, inclusive na abertura para novas ações pedagógicas na Educação Infantil.Os princípios de cuidado, de acolhimento, de ética, de empatia, de respeito, de carinho e de afeto também se destacaram como fundamentais à prática pedagógica na Educação Infantil. A pandemia manifestou-se como um tempo de ampliação de saberes e fazeres docentes e também como um tempo de partilha na busca de uma educação integral às crianças pequenas. As narrativas também indicaram uma possível abertura e até mesmo uma necessidade de reflexão e ressignificação da ação pedagógica na Educação Infantil. A partir de todos os dados apresentados e explorados neste estudo, a tese sinaliza a existência de um novo tempo formativo, ou seja, um tempo para (re) aprender a ser professora a partir das escutas às manifestações das crianças no cotidiano da Educação Infantil.
This study aims to analyze and understand which formative experiences constitute the knowledge and practices of teaching in Early Childhood Education. It is from a qualitative perspective, using a semi-structured interview (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) and the focus group (BAUER; GASKELL, 2002) as a methodological strategy for data collection. The study subjects were teachers working with Children´s Education, whose scenario was a Public Children Education School, located in Serra Gaúcha. For the analysis of the material, the research was based on Content Analysis, by Bardin (2009). From this process, five categories were analyzed and evidenced the formative times experienced by teachers in the constitution of their knowledge and doing. Since these times revealed, among other aspects, the importance of modifying the curricular structure of initial training courses, so that new theoretical bases can be invested, highlighting the peculiarities of teaching in/for Children´s Education. In continuing education, collective practices have manifested themselves as a possibility for the expansion of new constitutive paths in teaching.The participants of this study also demonstrated understand how much BNCC and specific approaches to childhood have opportunities for important teacher reflections, including the opening to new pedagogical actions in Children´s Education. The principles of care, welcoming, ethics, empathy, respect, care, and affection also stood out as fundamental to pedagogical practice in Children´s Education. The pandemic manifested itself as a time of expansion of knowledge and teaching and also as a time of sharing in the search for an integral education for young children. The narratives also indicated a possible openness and even a need for reflection and resignification of pedagogical action in Children´s Education. Based on all the data presented and explored in this study, the thesis signals the existence of a new formative time, that is, a time to (re) learn to be a teacher from listening to the manifestations of children in the daily life of Children´s Education.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17527
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