Resumo: | O presente trabalho pretende investigar os rastros de antropofagia no rosto de personagens do
Cinema Marginal demonstrado pelos longas-metragens do cineasta brasileiro Rogério
Sganzerla: Sem essa, Aranha (1970) e Copacabana mon amour (1970), que foram produzidos
em meio a um cenário turbulento, e em plena Ditadura Militar, com destaque para a neo antropofagia e o Cinema Novo que, dentre outros movimentos engajados, dialogaram com a
cinematografia do cineasta. O problema da pesquisa é fomentado pela discussão acerca da
presença de uma antropofagia (Andrade, 1990; 2017) no rosto (Deleuze, 2005; 2010; 2018)
pertencente às obras, capazes de influenciar a produção de sentidos dos filmes. Daí a suspeita
do surgimento de uma antropofagia que se desvela em pequenos detalhes de atos em que os
personagens devoram simbolicamente o opressor para aumentarem suas potencialidades, em
contraponto ao Cinema Novo. Tal questão parte do pressuposto de que os personagens se
alimentam do inimigo e regurgitam contra ele em planos da face e em rastros deixados nas
imagens que deslocam o analista para uma posição mais ativa diante dos filmes. Além dos
teóricos já citados, trabalhamos também com as ideias de Pierre Clastres (1995), Beatriz
Azevedo (2018), Antônio Candido (1964, 1976, 2006) e Guiomar Ramos (2008) para uma
compreensão da antropofagia que perpassa diferentes maneiras de inserção do tema ao longo
do tempo, com ênfase no cinema antropofágico, além de Fernão Ramos (1987), Jairo Ferreira
(2000, 2012), Jean-Claude Bernadet (1991, 2004), Eugênio Puppo (2012) e Ismail Xavier
(2012) assim como depoimentos dos próprios diretores, que nos ajudam a desvendar a
complexidade do Cinema Marginal. Trago também, além de Gilles Deleuze, Roberto
Machado (2009) e Pedro Guimarães (2016a; 2016b), pois se trata aqui de uma antropofagia
incluída no rosto dos personagens, assim busquei desenvolver os conceitos de imagem afecção, rosto e rostidade para amparar a categoria de análise da pesquisa. A metodologia, por
sua vez, foi embasada pelos estudos de Walter Benjamin (1994) à luz do conceito de rastros,
sendo que se bem buscados e organizados podem compor um mosaico capaz de reconfigurar
imposições e injustiças históricas The presente work intends to investigate the traces of anthropophagy on the faces of
characters from the Marginal Cinema demonstrated by the feature films of the Brazilian
filmmaker Rogério Sganzerla: Sem essa, Aranha (1970) and Cobacabana mon amour (1970),
that were produced in the midst of a turbulent scenario, aind in the middle of the Military
Dictatorship, with emphasis on the neo-antropophagy and the Cinema Novo which, among
other engaged movements, dialogued with the cinematography of the filmmaker. The research
problem is fueled by the discussion about the presence of na antropophagy (Andrade, 1990;
2017) in the face (Deleuze, 2005; 2010; 2018) belonging ti the works, capable of influencing
the production of meanings in the film. Hence the suspicion of the emergence of na
anthropophagy thatreveals itself in small details of acts in wich the characters symbolically
devour the opressor to increase their potential, in contrast to Cinema Novo. This question
starts from the assumption that the characters feed on the enemy and regirgitate against him in
planes of the face and in tracks left in the images that move the analyst to a more active and
thinking position in front of the films. In addition to the theorists already mentioned, we will
also work with the ideas of Pierre Clastres (1995), Beatriz Azevedo (2018), Antônio Candido
(1964, 1976, 2006) e Guiomar Ramos (2008) for na undestanding of anthropophagy that
permeates diferente ways of inserting the theme over time, with na emphasis on
anthropophagic cinema, in addition to Fernão Ramos (1987), Jairo Ferreira (2000), Jean Claude Bernadet (1991, 2004), Eugênio Puppo (2012) e Ismail Xavier (2012) as well as
testimonies from the direstors themselves, who help us to unravel the com complexity of
Cinema Marginal. I also bring, in addition to Gilles Deleuze, Roberto Machado (2009) e
Pedro Guimarães (2016a; 2016b), because this is an anthropophagy included in the
characters‘ faces, so I tried to develop the concepts of affection-image, face and face to
support the research analysis category. The methodology, in turn, will be based on studies of
Walter Benjamin (1994) in the light of the concepto of trails, and if well sought and
organized, they can composse a mosaic capable of reconfiguring historical impositions na
injustices |