Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/18979
Tipo: masterThesis
Título: Realidades aumentada e virtual no ensino de química: aplicação e avaliação no ensino médio
Autor(es): Rodrigues, Laércio do Carmo
Orientador: Oliveira, Luciano Denardin de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
REALIDADE VIRTUAL
QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo compreender as percepções de estudantes quanto ao uso das tecnologias de realidades aumentada e virtual, suas contribuições na compreensão dos conceitos de Química em um contexto de pandemia e aulas remotas. Elaborou-se e aplicou-se uma sequência didática na qual aplicativos tanto de realidade aumentada, quanto de realidade virtual foram utilizados para promover atividades envolvendo conteúdos de química. Esta pesquisa tem aspectos qualitativos, enquadrando-se em um estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coletas de dados: questionários digitais junto aos alunos de duas escolas particulares e duas públicas com a finalidade de investigar as percepções deles em relação ao uso dessas tecnologias na educação. As repostas coletadas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Chegou-se a quatro categorias finais a priori, a saber, usabilidade, engajamento, motivação e aprendizagem ativa. Os resultados demostraram a importância do uso das realidades aumentada e virtual na disciplina de Química, uma vez que elas facilitam o entendimento dos conteúdos, diminuem a necessidade de abstração por parte do aluno, contribuem para que eles fiquem motivados e engajados nas atividades. O fato das atividades serem realizadas de maneira assíncrona, mostram que algumas dificuldades encontradas pelos alunos no uso dos aplicativos são mais difíceis de serem contornadas caso o contexto de aplicação fosse de um ensino presencial. Ademais, apresentam-se algumas limitações em relação às tecnologias empregadas, como por exemplo a pouca oferta de aplicativos em língua portuguesa e a diversidade de smartphones usados pelos alunos e que muitas vezes não possuem os recursos necessários para que os aplicativos com essas tecnologias funcionem da forma esperada.
The present work aims to understand the perceptions of students regarding the use of technologies of augmented and virtual realities, their contributions in the understanding of the concepts of Chemistry in a pandemic context and remote classes. A didactic sequence was developed and applied in which applications of both augmented reality and virtual reality were used to promote activities involving chemistry content. This research has qualitative aspects, being part of a case study. Data collection instruments were used: digital questionnaires with students from two private and two public schools to investigate their perceptions regarding the use of these technologies in education. The collected responses were analyzed using Discursive Textual Analysis (ATD). We reached four final categories a priori, namely usability, engagement, motivation and active learning. The results demonstrated the importance of the use of realities increased and virtual in the discipline of Chemistry, since they facilitate the understanding of the contents, decrease the student’s need for abstraction, contribute to their being motivated and engaged in the activities. The fact that the activities are performed in an asynchronous manner shows that some difficulties encountered by students in the use of the applications are more difficult to circumvent if the context of the application was an in-person teaching. In addition, there are some limitations in relation to the technologies employed, such as the limited offer of Portuguese-language applications and the diversity of smartphones used by students, who often do not have the resources necessary for applications with these technologies to function as expected.
URI: https://hdl.handle.net/10923/18979
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000500855-Texto+completo-0.pdfTexto completo4,33 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.