Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/19670
Tipo: masterThesis
Título: O desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual: um estudo com alunos de 6° e 9° anos do ensino fundamental II
Autor(es): Carvalho, Roberta Silveira
Orientador: Pereira, Vera Wannmacher
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: LEITURA - COMPREENSÃO
APRENDIZAGEM
PSICOLINGUÍSTICA
LINGUÍSTICA
Resumen: Esta dissertação de mestrado, com suporte na Psicolinguística, tem como objetivo geral contribuir para os estudos psicolinguísticos no que se refere ao conhecimento acerca do desempenho em compreensão leitora e consciência textual dos estudantes do Ensino Fundamental II, investigando seu desenvolvimento nesse período escolar. Constituíram a amostra da pesquisa 30 sujeitos (15 alunos do 6° ano e 15 alunos do 9° ano) de uma escola pública estadual de Porto Alegre. Os estudantes responderam aos instrumentos de Compreensão Leitora e Consciência Textual e de Hábitos de Leitura. Para o instrumento de Compreensão Leitora e Consciência Textual um único texto foi selecionado para a realização das questões com objetivo de avaliar o desempenho dos discentes em relação a esses tópicos, comparando o crescimento do 6° para o 9° ano. A forma utilizada para a coleta dos dados do instrumento Hábitos de Leitura foi presencial, já a coleta dos dados por meio do instrumento de Compreensão Leitora e Consciência Textual foi pelo modelo de ensino remoto, pela plataforma Google Meet, devido à pandemia. Foram também utilizados como dados de análise materiais de ensino da leitura usados por professores de Língua Portuguesa da escola selecionada, entregues de forma presencial.Os resultados demonstraram correlação positiva forte entre compreensão leitora, consciência textual e hábitos de leitura, considerando os materiais de ensino de leitura utilizados pelos professores. Em relação aos anos escolares, observou-se um crescimento de 1,1 pontos do 9° ano comparado ao 6° ano. Os sujeitos do 6° ano obtiveram 7 acertos sobre 10 no Instrumento de Compreensão Leitora enquanto o 9° ano obteve 8,1 acertos. Ao que se refere à consciência textual, verificou-se um crescimento de 0,77 pontos do 9° ano comparado ao 6° ano. Os alunos do 6° ano apresentaram um escore de 3,13 pontos e os alunos do 9° ano apresentaram um escore de 3,90 pontos. A partir desses dados, verifica-se que os estudantes do 9° ano evidenciaram desempenho em leitura maior do que o dos alunos do 6° ano, possivelmente devido ao maior tempo de ensino da leitura.
This master’s thesis finds support in the field of Psycholinguistics; its general goal is to contribute to psycholinguistic studies relating to how much is known about reading comprehension and textual awareness of Elementary School II students, by investigating their development in this school period. The research sample consisted of 30 subjects (15 from the 6th grade and 15 from the 9th grade), from a public state school in Porto Alegre. They answered the instruments of Reading Comprehension and Textual Awareness, and Reading Habits. The Reading Comprehension and Textual Awareness instrument, which consisted of a single text, aimed to assess the students’ performance concerning these topics, by comparing their evolution from 6th to 9th grade. The data from the Reading Habits instrument was collected face-to-face, whereas data collection from the Reading Comprehension and Textual Awareness instrument was based on a remote teaching model, via Google Meet platform, due to the pandemic. Reading teaching materials used by Portuguese teachers from the selected school, handed out in person to students, were also used as data for the analysis.The results showed a strong positive correlation among reading comprehension, textual awareness and reading habits, considering the reading teaching materials used by the teachers. In relation to school years, an increase of 1.1 points in the 9th grade, in comparison to the 6th grade, was observed. Subjects from the 6th grade scored 7 out of 10 correct answers in the Reading Comprehension Instrument, while 9th graders scored 8.1. Regarding textual awareness, an increase of 0.77 points in the 9th grade was verified, when compared to the 6th grade, which had a score of 3.13 points, as 9th grade students had a score of 3.90 points. Based on these results, it can be concluded that 9th graders showed higher reading performance than 6th grade students, possibly due to the longer time of exposure to the teaching of reading.
URI: https://hdl.handle.net/10923/19670
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000501207-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,18 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.