Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/19794
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFrança, Marco Tulio Aniceto
dc.contributor.authorEsidio, Emilly Cavalheiro
dc.date.accessioned2021-11-25T12:04:38Z-
dc.date.available2021-11-25T12:04:38Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/19794-
dc.description.abstractO presente trabalho é composto por dois ensaios, os quais concentram-se nas temáticas de resultados educacionais dos jovens participantes através do impacto causado pela idade de entrada na escola, e do bem estar subjetivo dos estudantes, utilizando para tanto diferentes ferramentais econométricos. Para tanto a base de dados fornecida pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) realizado em 2018 é utilizada em ambas as análises. O primeiro ensaio objetiva avaliar os efeitos da idade de entrada sobre as notas dos alunos em matemática, ciências e leitura. Para tal utiliza-se a abordagem de Variáveis Instrumentais. Os resultados encontrados indicam que há um favorecimento em termos de desempenho para os alunos que entram mais velhos dado o cut off para todas as disciplinas analisadas. No segundo ensaio, as três dimensões do bem estar: satisfação com a vida, efeito positivo e efeito negativo são estimadas via Análise Fatorial Exploratória. O artigo então busca investigar possíveis diferenças entre os gêneros nos níveis dos três componentes mencionados. A estimação indica que meninas apresentam um menor nível de bem estar subjetivo que seus pares masculinos nos aspectos de efeito positivo e efeito negativo.pt_BR
dc.description.abstractThis work is composed by two essays that focus on the themes of educational outcome of the participating students caused by entry school age and of the students’ subjective wellbeing, using for that different econometric tools. For that, the database from the 2018 Programmefor InternationalStudentAssessment(PISA)is usedforbothpapers. Thefirst evaluates the effects of the school entry age over the students performance in mathematics, science and reading, using a instrumental variables approach. The results indicate a better performance from the students that joined school at a later age, for all disciplines. In the second essay, the three dimensions of wellbeing – life satisfaction, positive effect and negative effect are estimated through Exploratory Factor Analysis. The paper then further explores differences between genres on the three forementioned dimensions of wellbeing. The estimates indicate a lower level of subjective wellbeing on girls for the positive effect and negative effect aspects when compared to their male counterparts.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - AMÉRICA LATINApt_BR
dc.subjectECONOMIA DO DESENVOLVIMENTOpt_BR
dc.titleBem estar subjetivo e efeito de idade em notas padronizadas: uma análise do PISA 2018pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Negóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000501229-Texto+completo-0.pdfTexto completo687 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.