Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/19794
Tipo: masterThesis
Título: Bem estar subjetivo e efeito de idade em notas padronizadas: uma análise do PISA 2018
Autor(es): Esidio, Emilly Cavalheiro
Orientador: França, Marco Tulio Aniceto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimento
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: DESEMPENHO ESCOLAR
EDUCAÇÃO - AMÉRICA LATINA
ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO
Resumo: O presente trabalho é composto por dois ensaios, os quais concentram-se nas temáticas de resultados educacionais dos jovens participantes através do impacto causado pela idade de entrada na escola, e do bem estar subjetivo dos estudantes, utilizando para tanto diferentes ferramentais econométricos. Para tanto a base de dados fornecida pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) realizado em 2018 é utilizada em ambas as análises. O primeiro ensaio objetiva avaliar os efeitos da idade de entrada sobre as notas dos alunos em matemática, ciências e leitura. Para tal utiliza-se a abordagem de Variáveis Instrumentais. Os resultados encontrados indicam que há um favorecimento em termos de desempenho para os alunos que entram mais velhos dado o cut off para todas as disciplinas analisadas. No segundo ensaio, as três dimensões do bem estar: satisfação com a vida, efeito positivo e efeito negativo são estimadas via Análise Fatorial Exploratória. O artigo então busca investigar possíveis diferenças entre os gêneros nos níveis dos três componentes mencionados. A estimação indica que meninas apresentam um menor nível de bem estar subjetivo que seus pares masculinos nos aspectos de efeito positivo e efeito negativo.
This work is composed by two essays that focus on the themes of educational outcome of the participating students caused by entry school age and of the students’ subjective wellbeing, using for that different econometric tools. For that, the database from the 2018 Programmefor InternationalStudentAssessment(PISA)is usedforbothpapers. Thefirst evaluates the effects of the school entry age over the students performance in mathematics, science and reading, using a instrumental variables approach. The results indicate a better performance from the students that joined school at a later age, for all disciplines. In the second essay, the three dimensions of wellbeing – life satisfaction, positive effect and negative effect are estimated through Exploratory Factor Analysis. The paper then further explores differences between genres on the three forementioned dimensions of wellbeing. The estimates indicate a lower level of subjective wellbeing on girls for the positive effect and negative effect aspects when compared to their male counterparts.
URI: https://hdl.handle.net/10923/19794
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000501229-Texto+completo-0.pdfTexto completo687 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.