Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2157
Tipo: masterThesis
Título: A prática publicitária: um olhar sobre o profissional de atendimento
Autor(es): Christofoli, Márcia Pillon
Orientador: Carvalho, Cristiane Mafacioli
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICIDADE
AGÊNCIAS DE PROPAGANDA
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
PUBLICITÁRIOS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Resumen: O presente trabalho busca investigar a prática publicitária, sob a perspectiva do profissional de atendimento de uma agência de propaganda, com o objetivo de identificar características, funções, perfil, problemáticas da profissão e suas implicações no processo publicitário. A pesquisa descreve as lógicas de produção que circulam no mercado da propaganda e como elas se refletem na prática do profissional de atendimento. Para desenvolver o presente estudo, optou-se por evidenciar o atendimento da agência de propaganda, pois é este profissional que dá início e fim à produção de campanhas e a peças publicitárias. Como metodologia, a pesquisa se inspira na Análise de Discurso para identificar as problemáticas presentes na prática publicitária, através de discursos de atendimentos e profissionais de outras áreas da agência de propaganda, coletados através de duas técnicas: escrita de diários e entrevistas em profundidade. Considera-se o profissional de atendimento um gestor da equipe da agência, partindo da premissa de que suas rotinas de produção podem interferir na qualidade do processo publicitário. A partir dos discursos analisados, a pesquisa destaca que o atendimento necessita, hoje, de uma intensa formação profissional, pois se tornou uma área da agência carente de profissionais qualificados para exercer as tarefas que lhe são atribuídas. Aqueles profissionais que reconhecerem sua importância no processo e se qualificarem para isso possuem um futuro promissor no mercado. Do contrário, é um departamento que tende a perder seu espaço e seu reconhecimento profissional.
The present work investigate the advertising practice by the eyes of the client service of an advertising agency with the objective of identifying characteristics, functions, profile, professional difficulties and its appliances at the advertising work. The research describes the logical production of the advertising market and how they reflect to the client services practice. To develop the present study was chosen the evidence of the advertising agency client service because this is the professional that starts and finish the advertising campaign production and pieces. The methodology of the research is inspired in the analyses of the speech to identify the present problem at the advertising practice through client service speech and others professionals of the advertising agency collected by two techniques: written diary and deep interview. The client service director is considered the management of the agency team starting the premise that its productions routines may interfere at the advertising quality process. By the analyzed speeches the research highlights that the treatment needs today an intense professional graduation because it became an agency area that’s care of the qualified professionals to execute the work that is assigned. The contrary it is a department that tends to lose its space and professional recognition.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2157
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000447617-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo735,74 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.