Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24476
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dc.contributor.advisorBarberena, Ricardo Araujo
dc.contributor.authorFerrão, Ana Carolina Schmidt
dc.date.accessioned2023-04-18T12:14:24Z-
dc.date.available2023-04-18T12:14:24Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24476-
dc.description.abstractPesquisas como a de Regina Dalcastagné vêm apontando as limitações e os rótulos que compõem as mulheres das narrativas. A representação literária tem o poder de reforçar ou romper com os estereótipos sociais − salvas as ocasiões em que as reproduções de estigmas constituem estratégias narrativas para críticas e denúncias − a construção da personagem implicará no reflexo de um determinado discurso. A representação da personagem mulher, por sua vez, corresponde inúmeras vezes a uma série de estereótipos, que se encarregam de garantir o controle e a opressão de sua voz, seu corpo e sua subjetividade, inserindo-a num padrão imposto socialmente. Nesse sentido, a figura da mãe é historicamente configurada sob um viés idealizado, santificado e — como todo estereótipo — limitante. Inserido nesse debate, o presente trabalho busca analisar as obras “Uma Duas”, de Eliane Brum, “A morte de Paula D.”, de Brisa Paim, “O peso do pássaro morto”, de Aline Bei, “Quarenta dias”, de Maria Valéria Rezende, “A vida invisível”, de Eurídice Gusmão e “A Chave de Casa”, de Tatiana Salem Levy.No intuito de observar como a Literatura Brasileira Contemporânea escrita por mulheres aborda a maternidade e a mãe, pois como afirma Dalcastagnè (2010, p. 42), "O termo chave, nesse conjunto de discussões, é "representação", que sempre foi um conceito crucial dos estudos literários, mas que agora é lido com maior consciência de suas ressonâncias políticas e sociais". As obras serão lidas a partir de minha perspectiva feminista em diálogo com aportes teóricos que sustentem o estudo de temas como subjetividade, estereótipo, identidade, performances de gênero, por meio de autores como Elisabeth Badinter, Judith Butler, Stuart Hall, Homi Bhabha e Pierre Bourdieu. Para tal, traremos uma retrospectiva de representações da figura materna em obras clássicas da História da Literatura nacional, observando as características, semelhanças e rupturas na elaboração da personagem mãe, no intuito de constatar a ruptura com a representação sacralizada, fixa e desumanizante da maternidade. Em consonância com essas discussões apresento ainda uma coletânea de narrativas curtas de minha autoria, bem como cartas endereçadas a meu filho, inserindo assim o viés ficcional do trabalho.pt_BR
dc.description.abstracten_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.subjectTEORIA LITERÁRIApt_BR
dc.subjectMATERNIDADEpt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.titleA putrefação das flores: a maternidade na literatura brasileira contemporâneapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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