Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24530
Tipo: masterThesis
Título: Possíveis ecos de 1930 na educação atual: escola nova e seu legado
Autor(es): Cunha, Ana Rosimeri Araujo da
Orientador: Pereira, Marcos Villela
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: EDUCAÇÃO - BRASIL
ESCOLA NOVA
POLÍTICA EDUCACIONAL - BRASIL
EDUCAÇÃO
Resumen: Será apresentado, neste trabalho, considerações sobre a Escola Nova e seu impacto nas legislações educacionais brasileiras, a fim de entender, como o referido movimento possa ter levado os governantes a deliberarem sobre os caminhos educacionais da época. Tendo como referência as leis de diretrizes e bases brasileiras, de 1946 a 1996, a pergunta norteadora que surge é: como as propostas pedagógicas do governo federal abordam a perspectiva de inclusão- que era um dos marcos dos escolanovistas-, abarcando os adultos analfabetos, as pessoas com deficiência, os identificados (por uma parte da sociedade) como marginalizados, caracterizando-se como uma educação para todos? Inevitável lançar atenção aos aspectos políticos das práticas pedagógicas, desenvolvidas pelos docentes e de como os estudantes se implicam em tais práticas. Assim, para poder desenvolver este estudo, a pesquisa qualitativa, foi a escolha metodológica deste trabalho; com destaque à análise documental, para acessar o passado histórico, no que se refere às legislações e de imediato estabelecer paralelo a respeito do alcance à população discente, compreendida no conceito de educação para todos. As conclusões apresentadas indicam que tem havido preocupação com eliminação de barreiras atitudinais para o desenvolvimento da cidadania, tendo a educação como uma ferramenta valiosa para acessar direitos, onde o mais importante é a pessoa, e não o que ela (pessoa) venha a produzir. Assim, percebe-se que há uma valoração do indivíduo, exatamente um dos principais objetivos da Escola Nova, que incide em estudantes com autonomia no seu próprio processo de aprender, onde sua formação não seja somente um repositório de informações, sendo relevante reconhecer cada estudante em sua fase de desenvolvimento e a real necessidade de significar o que está sendo apreendido.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24530
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000503003-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,84 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.