Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Susin, Luiz Carlos | |
dc.contributor.author | Teixeira, Patrícia Espíndola de Lima | |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T12:14:45Z | - |
dc.date.available | 2023-04-18T12:14:45Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/24597 | - |
dc.description.abstract | A presente tese propõe a interface entre Teologia e a Educação com objetivo de investigar, em vivências juvenis, aspectos antropológicos teológicos-pedagógicos que possam revelar como ocorre a dinâmica de formação conducente ao sentido de vida no sagrado humano e cristão, através do telos da educação católica. O estudo doutoral dá continuidade à pesquisa iniciada no mestrado da autora (TEIXEIRA, 2017); porém, delimita o foco na formação humana integral de cada jovem como pessoa singular e comunitária, social e eclesial. Por objetivos específicos, a investigação visa: a) caracterizar a cultura do encontro com base antropológica proposta pelo Papa Francisco que reconhece nos jovens o locus teológico e na educação a via formativa do humano e do divino; b) identificar os principais fundamentos teológicos-pedagógicos na antropologia de Edith Stein contribuintes para a formação em continuum “desde dentro” das vivências juvenis; c) investigar realidades de juventudes católicas com ou em formação universitária a partir de suas narrativas biográficas; d) especificar prioridades na formação das jovens gerações à luz dos achados qualitativos levantados nas entrevistas; e) destacar insights para o compromisso com a formação humana e cristã de jovens na contemporaneidade. Para atender os objetivos, optou-se pela abordagem qualitativa fundamentada na Fenomenologia, através do método de entrevistas narrativas (ROSENTHAL, 2014) e levantamento de dados através de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016).O embasamento teórico da tese é pautado na antropologia teológica-pedagógica da fenomenóloga alemã Edith Stein (1891-1942). Apoia-se, principalmente, nos seus escritos educacionais derivados do curso em antropologia fenomenológica filosófica e teológica organizado em 1932, que constituem a obra A estrutura da pessoa humana – Der Aufbau der menschlichen Person. Em Edith Stein, encontra-se um diálogo multidisciplinar que enfatiza a inteireza da pessoa humana como totalidade corpo-psique-espírito, com personalidade e intersubjetividade, formada por múltiplas potências naturais e divinas. Como resultados, o estudo identifica a necessidade de arquiteturas formativas, com bases geradas a partir de uma teologia dialógica com jovens. Para que estes possam ser reconhecidos como peregrinos em seu status viae e que, em seu percurso vivencial, sejam acompanhados responsavelmente por princípios educativos integrativos que potencializem a consciência do logos, pathos e ethos cristão. Por fim, apresenta-se insights para o fortalecimento de um rosto formativo aprendente, epifânico, humano e relacional com as jovens gerações. | pt_BR |
dc.description.abstract | | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | HOMEM (TEOLOGIA) | pt_BR |
dc.subject | JOVENS - EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | FORMAÇÃO RELIGIOSA | pt_BR |
dc.subject | RELIGIÃO | pt_BR |
dc.title | Aprender a reconhecer nas vivências juvenis o solo sagrado: um peregrinar antropológico em compromisso com o telos da formação integral das jovens gerações nos princípios teológicos-pedagógicos da fenomenologia de Edith Stein | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Teologia | pt_BR |
dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
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