Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24597
Tipo: doctoralThesis
Título: Aprender a reconhecer nas vivências juvenis o solo sagrado: um peregrinar antropológico em compromisso com o telos da formação integral das jovens gerações nos princípios teológicos-pedagógicos da fenomenologia de Edith Stein
Autor(es): Teixeira, Patrícia Espíndola de Lima
Orientador: Susin, Luiz Carlos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teologia
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: HOMEM (TEOLOGIA)
JOVENS - EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO RELIGIOSA
RELIGIÃO
Resumo: A presente tese propõe a interface entre Teologia e a Educação com objetivo de investigar, em vivências juvenis, aspectos antropológicos teológicos-pedagógicos que possam revelar como ocorre a dinâmica de formação conducente ao sentido de vida no sagrado humano e cristão, através do telos da educação católica. O estudo doutoral dá continuidade à pesquisa iniciada no mestrado da autora (TEIXEIRA, 2017); porém, delimita o foco na formação humana integral de cada jovem como pessoa singular e comunitária, social e eclesial. Por objetivos específicos, a investigação visa: a) caracterizar a cultura do encontro com base antropológica proposta pelo Papa Francisco que reconhece nos jovens o locus teológico e na educação a via formativa do humano e do divino; b) identificar os principais fundamentos teológicos-pedagógicos na antropologia de Edith Stein contribuintes para a formação em continuum “desde dentro” das vivências juvenis; c) investigar realidades de juventudes católicas com ou em formação universitária a partir de suas narrativas biográficas; d) especificar prioridades na formação das jovens gerações à luz dos achados qualitativos levantados nas entrevistas; e) destacar insights para o compromisso com a formação humana e cristã de jovens na contemporaneidade. Para atender os objetivos, optou-se pela abordagem qualitativa fundamentada na Fenomenologia, através do método de entrevistas narrativas (ROSENTHAL, 2014) e levantamento de dados através de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016).O embasamento teórico da tese é pautado na antropologia teológica-pedagógica da fenomenóloga alemã Edith Stein (1891-1942). Apoia-se, principalmente, nos seus escritos educacionais derivados do curso em antropologia fenomenológica filosófica e teológica organizado em 1932, que constituem a obra A estrutura da pessoa humana – Der Aufbau der menschlichen Person. Em Edith Stein, encontra-se um diálogo multidisciplinar que enfatiza a inteireza da pessoa humana como totalidade corpo-psique-espírito, com personalidade e intersubjetividade, formada por múltiplas potências naturais e divinas. Como resultados, o estudo identifica a necessidade de arquiteturas formativas, com bases geradas a partir de uma teologia dialógica com jovens. Para que estes possam ser reconhecidos como peregrinos em seu status viae e que, em seu percurso vivencial, sejam acompanhados responsavelmente por princípios educativos integrativos que potencializem a consciência do logos, pathos e ethos cristão. Por fim, apresenta-se insights para o fortalecimento de um rosto formativo aprendente, epifânico, humano e relacional com as jovens gerações.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24597
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000503019-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,85 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.