Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24722
Type: doctoralThesis
Title: Histórias que nosso cinema contava sobre “Homem que vira mulher”, “Mulheres que gostam de outras mulheres” e “Viadinhos”: a dissidência sexual e de gênero nas pornochanchadas (1976-1981)
Author(s): Reis, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos
Advisor: Meyrer, Marlise Regina
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2022
Keywords: CINEMA - BRASIL - HISTÓRIA
PORNOGRAFIA
CINEMA E GÊNERO
HISTÓRIA
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a presença da dissidência sexual e de gênero nos filmes de pornochanchada, a partir da análise das personagens lésbicas, travestis e gays, entre os anos de 1976 e 1981. As pornochanchadas são entendidas aqui como um subgênero cômico-pornográfico, realizadas, principalmente, eixo Rio-São Paulo, nas décadas de setenta e oitenta. De modo geral, caracterizavam-se por se tratar de crônicas/comédias de costumes, com simulação de atos sexuais, exploração do corpo feminino, piadas de duplo sentido e repetição de personagens-tipo. O cinema é operacionalizado aqui como objeto e fonte primária. Tomo de empréstimo a noção de cinema como tecnologia de gênero proposta por Teresa De Lauretis, a fim de tencionar as produções cinematográficas como aparatos construtores de práticas discursivas e compulsórias de gênero e sexualidade. A filmografia analisada é composta por seis filmes: Já não se faz amor como antigamente (1976), Gente fina é outra coisa (1977), Amada Amante (1978), Histórias que nossas babás não contavam (1979), Ariella (1980) e Me deixa de quatro (1981). Para a obtenção dos resultados, as metodologias utilizadas foram a Análise Fílmica e Análise de Conteúdo.
This research aims to investigate the presence of sexual and gender dissidence in pornochanchada films, based on the analysis of lesbian, transvestite and gay characters, between 1976 and 1981. Pornochanchadas are understood here as a comic-pornographic subgenre. , carried out mainly along the Rio-São Paulo axis, in the seventies and eighties. In general, they were characterized by being chronicles/comedies of customs, with simulation of sexual acts, exploration of the female body, double meaning jokes and repetition of typical characters. Cinema is operationalized here as an object and primary source. I borrow the notion of cinema as a technology of genre proposed by Teresa De Lauretis, in order to intend cinematographic productions as apparatuses that construct discursive and compulsory practices of gender and sexuality. The analyzed filmography is composed of six films: Já não se faz amor como antigamente (1976), Gente fina é outra coisa (1977), Amada Amante (1978), Histórias que nossas babás não contavam (1979), Ariella (1980) e Me deixa de quatro (1981). To obtain the results, the methodologies used were Film Analysis and Content Analysis.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24722
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000503951-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,88 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.