Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/25393
Type: doctoralThesis
Title: (Des)caminhos da teoria da função política de relações públicas: perspectivas antinômicas e sistêmicas da fundamentação na formação acadêmica
Author(s): Tavares, Marcelo de Barros
Advisor: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2023
Keywords: RELAÇÕES PÚBLICAS - PESQUISAS
CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO
RELAÇÕES PÚBLICAS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
COMUNICAÇÃO SOCIAL
NÃO INDEXADO
Abstract: A pesquisa tem como tema a teoria de Relações Públicas, e sua delimitação fica centrada na função política (SIMÕES, 1993; 1995; 2001; 2009), recorrendo à abordagem sistêmica (LUHMANN, 2016) e ao pensamento antinômico (QUINTANA CABANAS, 2002) para o entendimento da formação acadêmica de/em Relações Públicas. Foram definidos três macro objetivos: a) analisar se a fundamentação teórica de Relações Públicas está representada nos componentes curriculares da formação acadêmica; b) evidenciar a relevância [ou não] da Teoria da Função Política (SIMÕES, 1993; 1995; 2001; 2009) nos componentes curriculares da formação acadêmica; c) discutir sobre como o pensamento antinômico (SIMÕES, 1993; QUINTANA CABANAS, 2002) pode contribuir para a releitura e atualização da Teoria da Função Política de Relações Públicas. Os procedimentos metodológicos contemplam pesquisas bibliográfica e documental (MOREIRA, 2012), entrevistas em profundidade (DUARTE, 2012) com pesquisadora e docentes de referência na área de ensino de Relações Públicas. Para análise dos achados recorremos à análise de conteúdo (BARDIN, 2016) com codificação, categorização e inferências. A reflexão está dividida em quatro etapas: o lugar da teoria, as correntes e abordagens teóricas predominantes, as contribuições do pensamento antinômico para a releitura e atualização da Teoria da Função Política. Constatamos que as teorias e/ou correntes/abordagens teóricas de Relações Públicas têm presença tímida na formação acadêmica, e predominantemente, estão concentradas em disciplinas no percurso inicial dos cursos de graduação. Os resultados obtidos indicam que o pensamento antinômico configura-se numa das possibilidades metodológicas para o ensino de Relações Públicas por meio de aspectos sistêmicos e antinôminos em uma releitura da função política.
The research theme is the theory of Public Relations, and its delimitation is centered on the organizational political function (SIMÕES, 1993; 1995; 2001; 2009), using the systemic approach (LUHMANN, 2016) and antinomic thinking (QUINTANA CABANAS, 2002 ) for understanding the academic training of/in Public Relations. Three macro objectives were defined: a) to analyze the theoretical foundation of Public Relations is represented in the curricular components of academic training; b) highlight the relevance [or not] of the theory of the political function (SIMÕES, 1993; 1995; 2001; 2009) in the curricular components of academic training; c) discuss how antinomic thinking (SIMÕES, 1993; QUINTANA CABANAS, 2002) can contribute to re-reading and updating the theory of the political function of Public Relations. The methodological procedures include bibliografphical and documentary research (MOREIRA, 2012), in-depth interviews (DUARTE, 2012) with a researcher and professors of reference in the area of teaching Public Relations. To analyze the findings, we resorted to content analysis (BARDIN, 2016) with coding, categorization and inferences. The reflection is divided into four stages: the place of theory, the predominant theoretical currents and approaches, the contributions of antinomic thought to the rereading and updating of the Theory of the Political Function. We found that the theories and/or theoretical currents/approaches of Publi Relations have a timid presence in academic training, and are predominantly concentrated in disciplines in the initial course of undergraduate courses. The results indicate that antinomic thinking is one of the methodological possibilities for teaching Public Relations through systemic and antinomian aspects in a reinterpretation of the organizational political function.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25393
Appears in Collections:Dissertação e Tese

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