Abstract: | A pesquisa analisa a obra da escritora Eliane Brum, meus desacontecimentos - a história da minha vida com as palavras (2017), por meio das teorias que versam acerca da categoria literária do narrador e das temáticas da memória e do feminismo decolonial. A fim de desvelar as possibilidades que são assumidas pelo narrador em primeira pessoa, como Autobiografia e/ou Autoficção (LEJEUNE, 2008; ALBERCA, 2007; MANZANO; 2003), fez-se um apanhado teórico que ilumina a leitura do texto de Brum. A temática da memória (ASSMANN, 2011; JELIN, 2002; SARLO; 2007), elemento desencadeador das narrativas, permite diferentes leituras e asserções em torno do tão debatido conceito de Autoficção, visto sua posição bastante fronteiriça e intersticial nas teorias contemporâneas. A figura do autor é discutida visando observar e avançar nas teorias acerca do autor contemporâneo (BARTHES, 1988; FOUCAULT, 2006; COMPAGNON, 2003; HOISEL, 2019). Desenvolve-se também uma análise do cambiante conceito do eu (HALL, 2002; QUIJANO, 2005; 2014) e da subjetivação, o que se revela crucial para entender a presença notadamente vasta em produções literárias atuais. The research analyzes the work of the writer Eliane Brum, meus desacontecimentos – a história da minha vida com as palavras (2017), through theories that deal with the literary category of the narrator and the themes of memory and decolonial feminism. In order to reveal the possibilities that are assumed by the narrator in the first person, such as Autobiography and/or Autofiction (LEJEUNE, 2008; ALBERCA, 2007; MANZANO; 2003), a theoretical overview was made that illuminates the reading of Brum's text. The theme of memory (ASSMANN, 2011; JELIN, 2002; SARLO; 2007), a triggering element of the narratives, allows for different readings and assertions around the much-debated concept of Autofiction, given its rather borderline and interstitial position in contemporary theories. The figure of the author is discussed in order to observe and advance theories about the contemporary author (BARTHES, 1988; FOUCAULT, 2006; COMPAGNON, 2003; HOISEL, 2019). An analysis of the changing concept of the self (HALL, 2002; QUIJANO, 2005; 2014) and subjectivation is also developed, which proves to be crucial to understanding the remarkably vast presence in current literary productions. La investigación analiza la obra de la escritora Eliane Brum, meus desacontecimentos - a história da minha vida com as palavras (2017) por medio de las teorías que discuten acerca de la categoría literaria del narrador, de la memoria y del feminismo decolonial. Con el objetivo de desvelar las posibilidades que son asumidas por el narrador en primera persona, como Autobiografía y/o Autoficción (LEJEUNE, 2008; ALBERCA, 2007; MANZANO; 2003), se hizo una selección teórica de autores que, a partir de sus obras, alumbran la lectura de los textos de Brum. La temática de la memoria (ASSMANN, 2011; JELIN, 2002; SARLO; 2007), elemento desencadenador de las narrativas, permite distintas lecturas y aserciones alrededor del tan discutido concepto de Autoficción, dada su posición fronteriza e intersticial en las teorías contemporáneas. La figura del autor es discutida con el intuito de observar y avanzar en las teorías del autor contemporâneo (BARTHES, 1988; FOUCAULT, 2006; COMPAGNON, 2003; HOISEL, 2019). También se desarrolló un análisis del cambiante concepto del yo (HALL, 2002; QUIJANO, 2005; 2014) y de la subjetivación, lo que se revela crucial para entender su enorme presencia en producciones literarias actuales. |