Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26040
Type: masterThesis
Title: Escola de samba na mídia: a cobertura do carnaval de Porto Alegre nos jornais Correio do Povo e Zero Hora entre 2001 e 2005
Author(s): Dutra, Édson Luís
Advisor: Tietzmann, Roberto
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2023
Keywords: JORNALISMO CULTURAL
CARNAVAL - PORTO ALEGRE (RS)
MÍDIA IMPRESSA
JORNALISMO
Abstract: Este trabalho tem como objetivo compreender como a mídia impressa realiza a cobertura do carnaval de Porto Alegre no período de 2001 a 2005, através das análises de conteúdo e discurso da cobertura carnavalesca dos jornais Correio do Povo e Zero Hora. Como percurso bibliográfico, foram consultados estudos que abordam a história do carnaval, a escola de samba e a relação entre cultura e comunicação, a partir dos conceitos de Folkcomunicação, jornalismo cultural e jornalismo carnavalesco. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciam que o jornal Correio do Povo utilizou-se de ferramentas comunicacionais que possibilitaram aprofundamento nas informações produzidas, bem como a produção de um discurso propositivo dos desfiles das escolas de samba, em comparação ao jornal Zero Hora. Esta pesquisa abre espaço para novas investigações sobre o papel da mídia na cobertura e promoção da cultura popular, sobretudo das escolas de samba.
This work aims to understand how the print media covered the Porto Alegre carnival from 2001 to 2005, through content and discourse analyzes of the carnival coverage of the newspapers Correio do Povo and Zero Hora. As a bibliographical route, studies were consulted that address the history of carnival, the samba school and the relationship between culture and communication, based on the concepts of Folkcommunication, cultural journalism and carnival journalism. The results obtained in this research show that the newspaper Correio do Povo used communication tools that enabled in-depth analysis of the information produced, as well as the production of a propositional discourse on the samba school parades, in comparison to the newspaper Zero Hora. This research opens space for new investigations into the role of the media in covering and promoting popular culture, especially samba schools.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26040
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000508044-Texto+completo-0.pdfTexto completo3,67 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.